MINI Cabrio 2017, o sol por testemunha

MINI Cabrio 2017, o sol por testemunha

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Se você é daqueles que não tem um carro conversível por medo de se molhar com uma chuva inesperada no meio do caminho, não tem mais essa desculpa. É que os donos do MINI Cabrio 2017 podem baixar um aplicativo no smartphone, chamado Rain Warner, que avisa se você está chegando em uma região com chuva, para que a capota, de acionamento elétrico, seja fechada antes disso. Aliás, nem precisa parar, é só diminuir para 30 km/h que, em 18 segundos, ela fecha (ou abre) sem problemas.

Ah, e se você, por acaso, estacionar o carro com a capota aberta, ele vai avisar com antecedência que a chuva está chegando. Show, não? De quebra, dá para saber, também no telefone, o nível do tanque de gasolina.

Mas, o MINI Cabrio 2017 tem muito mais. Lançado em fevereiro deste ano na Europa, chegou agora ao Brasil e já está nas concessionárias. Ele segue o mesmo padrão de design dos outros MINI. Em relação ao modelo anterior, além de reforços na estrutura para aumentar a rigidez torcional, ganhou 28 milímetros na distância entre-eixos e 127 mm no comprimento, ficando com 3,85 m no total. Nada de grandioso, mas suficiente para dar um pequeno alívio a quem, por acaso, senta atrás. De qualquer maneira, com a configuração 2+2 do Cabrio, só quem vai à frente tem conforto e espaço. Atrás, continua sendo para, no máximo, duas crianças. E, também, não pense em viagens muito longas. No máximo, aquela de fim-de-semana com acompanhante, pois no porta-malas – de 160 litros de capacidade – não cabem mais do que duas malas pequenas.

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No Brasil, estará disponível, agora, somente em versão única, a Cooper S, e com o novo motor 2.0 turbo TwinPower. Câmbio automático de seis marchas e o “driving mode”, que configura o conjunto mecânico (motor, câmbio, suspensão e direção) em três modos de condução: Green (econômica), Mid (normal) e Sport (esportiva), fazem parte do pacote. Faróis em full-LED; head-up display (que projeta em uma pequena tela na frente do motorista, as informações de velocidade e navegação); sistema multimídia com tela central sensível ao toque de 8,8 polegadas com GPS; câmera de ré; bancos dianteiros esportivos; sensores de chuva e crepuscular; entre outros, são equipamentos de série. Pneus do tipo run flat (que, em caso de furo, podem rodar vazios) e a capota MINI Yours Union Jack (que reproduz a bandeira inglesa), uma das novidades, são opcionais.

No quesito segurança, vem com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), controle automático de velocidade adaptativo, com função freio, e duas barras atrás dos assentos traseiros que se elevam automaticamente, caso o sistema detecte a possibilidade de capotamento, para proteger, junto com o arco do para-brisa, a cabeça dos ocupantes.

 

Como anda

Se existe uma coisa que dá prazer, principalmente para quem gosta de um carro “nervosinho”, é dirigir o Cabrio Cooper S. Pode ser com a capota aberta, quando é possível ficar mais perto da natureza, sentindo o vento, tendo o céu como limite e ouvindo o agradável ronco que o motor emite pelo escapamento duplo. Ou, com ela fechada, aproveitando do ar-condicionado digital automático e do bom isolamento acústico. É que os 192 de potência e 28,6 kgfm de torque, empurram o carrinho com gosto e tranquilidade. Dá para chegar aos 228 km/h de velocidade máxima, depois de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.

Mas, não é só nas acelerações ou velocidade que esse MINI entusiasma. Nas curvas, tem um comportamento irrepreensível. Baixo, com pneus largos e uma suspensão com temperamento esportivo, é uma delícia pegar uma estradinha sinuosa e aproveitar a sensação de estar guiando um kart, pela estabilidade e segurança que passa. Aliás, essa sensação é reforçada quando se coloca o Cabrio no modo Sport. Além das respostas mais rápidas do motor, trocas de marchas em giros mais altos e direção precisa mais pesada, a suspensão fica mais rígida, fazendo com que contorne curvas como se estivesse sendo guiado por trilhos. Para completar a diversão, dá ainda para fazer as trocas de marcha manualmente nas aletas atrás do volante ou na alavanca de seleção do câmbio. Caso haja algum excesso, controles eletrônicos de tração e estabilidade trabalham bem rápido ajudando a controlar a situação. E os freios, a disco nas quatro rodas, param o carrinho sem sustos.

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Claro que, para curtir a paisagem, o mais legal é andar com a capota baixada, ouvindo o som Harman/Kardon, de 410 Watts de potência distribuídos por 12 alto falantes, e dirigindo no modo Mid, ou no Green, quando o Cabrio passa a gastar pouco e poluir menos. É que, nesse último modo, a dose de nervosismo do conjunto mecânico diminui, permitindo uma condução mais tranquila e, principalmente, a suspensão fica mais macia. Só não espere que ele fique um Rolls-Royce ao rodar. Dá para sentir uma boa diferença entre os dois modos. Mas, mesmo assim, é preciso que o chão seja liso. Caso contrário, maltrata um pouco as costas de quem está dentro.

As pretensões da MINI com o novo Cabrio em nosso mercado, são modestas. A expectativa é vender 70 unidades este ano e 130 em 2017. Não é para menos, afinal, além de uma certa exclusividade aos clientes, os R$ 164.950 para um carrinho do tamanho dele, assustam um pouco, não?

 

MINI – Descritivo de Produto – MINI Cooper S Cabrio – MY 2017

 

Fotos: Fabio Aro e divulgação MINI

 

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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