A Mercedes-Benz lança, numa tacada só, os compactos anabolizados A45 S AMG e CLA 45 S AMG, por R$ 434.900 e R$ 458.900, na ordem. A dupla amplia a gama de alto desempenho da marca alemã para 24 modelos.
Os compactos chegam como a derivação mais potente da família Classe A. Abaixo deles, a marca já tinha lançado A35 AMG e CLA 35 AMG, que compartilham a mesma configuração de motor também com o Classe A Sedan. O que difere a turma do 35 para a do 45 é a potência extraída do bloco 2.0 turbo. A versão mais mansa entrega 306 cv, já a mais nervosa 421 cv e 51 mkgf de torque. São números superlativos para um sedã grande ou um cupê, mas são ainda mais impressionantes quando embutidos num compacto. O conjunto é completado pela transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas, além de sistema de tração integral 4Matic Plus. Ela permite distribuir até 50% do torque para as rodas traseiras, o que promete um comportamento dinâmico extremamente arisco.
Como todo esportivo que se preze, a dupla conta com seletor de comportamento dinâmico. No entanto, ele foi instalado no volante (assim como o Manettino da Ferrari), permitindo que o motorista ajuste o carro para diferentes aplicações. E, além dos modos econômicos e esportivos, há também o modo Drift. Esse modo atua diretamente no eixo traseiro, que recebeu diferencial com dupla embreagem, com gerenciamento eletrônico. Na prática, a Mercedes garante que o carro, mesmo com tração integral, possa se comportar como se tivesse tração apenas traseira e derrapar facilmente, no modo Drift.
Mas aceleram bem? Claro que sim. Na verdade aceleram de forma brutal. Para se ter uma ideia, o A45 S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Já o CLA 45 S é um décimo mais lento. Ou seja, 4 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima é limitada em 270 km/h para ambos.
Visual AMG
Visualmente tanto o A45 S, como o CLA 45 S se destacam pelo estilo arrojado, evidenciado pelos para-lamas alargados e imensas rodas forjadas pintadas de preto, com raios em estilo BBS. Na dianteira, o destaque fica para as aletas nos para-choques e na grade “Panamericana”, que se tornou assinatura das versões AMG.
Já na traseira as quatro ponteiras e os extratores de ar completam o visual. O CLA conta com um discreto aerofólio, enquanto o hatch sustenta um peça mais encorpada, como na geração passada, acima da tampa do porta-malas.
Por dentro
Por dentro a dupla utiliza a atual arquitetura da estrela de três pontas, com o painel com duas telas integradas, uma para instrumentação e a segunda para a multimídia, refrigeração e demais funções. Ela ainda oferece assistente por comandos de voz MBUX e acabamento esportivo, com direito a bancos envolventes para o amigo não sacolejar naquela curva traiçoeira.
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