Mercado: Strada e HB20 superam Onix

Fiat Strada

O mercado de carro zero no Brasil se tornou uma grande caixa de surpresas. Com a falta de crédito, preços nas alturas, dólar valorizado e falta de componentes, ficou mais difícil botar carro nas ruas. E o reflexo já apareceu. Em março, a Fiat Strada foi o modelo com maior volume de licenciamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) 10.268 unidades. No acumulado do mês, o setor fechou com 177 mil licenciamentos, um volume 11,9% superior a fevereiro.

A Strada foi o único modelo que superou a marca das 10 mil unidades e de quebra assumiu a liderança no acumulado do ano com 28.869 licenciamentos, com 110 unidades a mais que o compacto da Chevrolet. O segundo modelo mais emplacado foi o Hyundai HB20, com 8.012 carros, Já o Onix fechou o período com apenas 7.933 unidades.

Mercado abalado

No início de março, a General Motors já tinha anunciado que suspenderia a produção do compacto por dois meses, justamente pela falta de semicondutores, que tem atingido fabricantes em todo o mundo. A expectativa da GM é de que a produção do modelo volte à normalidade no segundo semestre.

“A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso está afetando de forma temporária nosso cronograma de produção na fábrica de Gravataí (RS)”, informou em nota à imprensa, no início de março.

Realidades diferentes

Ruim para uns, bom para os outros. A Hyundai celebrou a liderança entre os carros de passeio, uma vez que a Strada se enquadra como comercial leve. “Graças à não interrupção da produção e à continuidade de nossas vendas, já adaptadas às restrições da pandemia, tivemos resultados expressivos, não só em comparação a março de 2020, mas também versus março e o primeiro trimestre de 2019, quando não havia impacto da Covid-19. Isso foi mais notável no HB20 que segue firme em seu lugar de destaque no ranking de vendas e, ainda, assegurou a liderança nacional agora no mês de março”, comenta o vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil, Angel Martinez.

A Fiat informou que só irá se pronunciar sobre o desempenho de março, após a reunião mensal com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que acontece nesta quarta-feira (7). No entanto, é de se imaginar que os italianos não terão do que reclamar já que a marca sustentou a liderança do mercado com 20,6% de participação.

 


Fotos: Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada