A Mclaren acaba de revelar o 765LT, versão de traseira alongada de seu modelo de série regular mais expressivo, ou apenas Longtail. Ele é o quinto carro da marca a adotar esse tipo de carroceria, que teve início nos anos 1990, com o F1 GTR.
A carroceria longa é um recurso para aumentar ao efeito solo dos carros de corrida, que melhora sua estabilidade e comportamento dinâmico nas curvas. Antes da McLaren, diversas marcas já tinham esticado seus carros como a Porsche com a versão LH (Langheck) do 917, assim como no clássico 935 “Moby Dick”.
Depois do F1 vieram 675LT, 600LT e Speedtail. Agora o 765LT combina a impecável carroceria do 720S, com suas tomadas de ar escondidas nas laterais do cockpit em forma de gota e seu aerofólio ativo que, quando recolhido, se integra à carroceria, ao balanço traseiro esticado.
Sob o capô, o V8 biturbo 4.0 foi ajustado para 765 cv e 80 mkgf de torque. Números que fazem dele o LT mais agressivo já construído pela marca inglesa.
“O 765LT é mais rápido, mais leve e mais potente do que qualquer carro anterior com o emblema LT e oferece envolvimento quase telepático do motorista. A conexão através do assento e feedback do volante é incrível, permitindo ao cliente explorar totalmente todos os aspectos do do carro. Ele é a própria essência de um LT”, aponta o diretor de Linha de Veículos – Super Series, McLaren Automotive, Andreas Bareis.
O que o senhor Bareis quer dizer é que esse carro tem um comportamento tão absurdo como o exótico Senna, que é um carro de corridas travestido de modelo de rua. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. Ou seja, é 0,1 segundo mais rápido que o carro que homenagem o tricampeão. E chega a até 330 km/h, apenas 10 km/h a menos que o Senna. Detalhe, o 765LT é 30 quilos mais pesado. E acredite, no mundo dos supercarros qualquer grama conta.
“Qualquer ‘Longtail’ é um McLaren muito especial, um carro que leva nossos designers e engenheiros a questionar o quanto mais podemos fazer, até onde podemos ir. No 765LT isso resultou em novas tecnologias de fibra de carbono da McLaren, permitindo uma economia de peso vital , a maior potência e torque de todos os tempos em um LT, a aceleração mais rápida e os mais altos níveis de engajamento do motorista”, ressalta o gerente de Programa McLaren 765LT, Filippo D’Adamo.
O 675 LT pesa exatos 1.229 quilos que lhe rende uma relação peso potência de 1,6 quilo por cavalo-vapor. Trata-se de peso de carro de competição. Para conseguir tais valores, o Longtail passou por uma dieta rigorosa. Além do monocoque de carbono, ele também utiliza assoalho de mesmo material. Até mesmo pinhão da direção foi feito em uma liga de níquel cromo, igual aos dos monopostos da McLaren na Fórmula 1.
Molas, amortecedores, para-lamas, também foram reprojetadas para serem mais leves. E para finalizar a bateria utiliza íon de lítio, que reduziu seu pelo em três quilos. E se o cliente não estiver satisfeito, pode reduzir ainda mais o peso substituindo algumas peças por similares em fibra de carbono, oferecidas pela divisão McLaren Special Operations (MSO).
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