March e Versa no infinito

March e Versa no infinito

Versa e March SLIDER (1745 x 1158)

Se, há pouco tempo atrás, o câmbio automático era visto com restrições no mercado brasileiro, agora a história se inverteu. Por causa da procura cada vez maior, influência que veio com os carros importados, até os compactos estão sendo oferecidos com o equipamento, que é um alívio para o estresse no trânsito congestionado do dia a dia.

Os mais recentes a oferecerem esta opção são o March e o Versa, com a transmissão automática que a Nissan chama XTronic CVT, do tipo continuamente variável, que oferece infinitas relações de marchas. Produzidos no complexo industrial de Resende, no Rio de Janeiro, ambos já como modelos 2017 e apenas com a opção de motor 1.6 litro.
A decisão de oferecer essa opção veio em razão dos levantamentos de mercado feitos pela marca. Segundo essa pesquisa, 40% dos futuros compradores de carros compactos irão optar por um com câmbio automático e 95% dos atuais proprietários de um veículo com esse tipo de transmissão, afirmaram que o próximo também terá esse equipamento.
A transmissão XTronic CVT da Nissan tem o funcionamento básico de todas as transmissões continuamente variáveis, ou seja, não possuem engrenagens. São duas polias de diâmetro variável ligadas por uma correia metálica, sendo que a primária, conhecida como condutora, é a que recebe o torque do motor, e a secundária, ou conduzida, o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo seu diâmetro e, consequentemente, a velocidade do carro de acordo com a aceleração imposta pelo motorista. Em marcha reduzida, a primária abre o cone, diminuindo o raio, enquanto a conduzida fica com um raio maior. À medida que o carro ganha velocidade, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. Como a distância entre as polias, bem como a da correia, é fixa, só os cones aumentam ou diminuem de tamanho. O sistema apresenta uma infinidade de relações de marcha entre as menores e as maiores, tudo feito sem trancos.
Uma das novidades da nova geração da caixa XTronic CVT que a Nissan está usando no March e no Versa, é o sistema Lock Up com Active Slip Control. O sistema faz com que as acelerações tenham respostas mais rápidas e sem alternâncias, pois ele “segura” a polia e a solta de forma gradual, para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida. A caixa ainda é equipada com a função Overdrive, que mantém as rotações do motor em uma faixa mais baixa para incrementar o consumo de combustível. Porém, por meio de um botão na lateral da alavanca, a função pode ser desativada para aumentar o regime de rotação do motor, melhorando as respostas nas acelerações ou retomadas de velocidade, ou, ainda, atuar de forma mais efetiva na função de freio motor.

Nota “A” no Inmetro

Segundo a Nissan, essa nova geração da transmissão XTronic também permitiu que os dois carros conseguissem a nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro em suas categorias. Os resultados para o March 1.6 foram de 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, com etanol, e de 12,0 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada, com gasolina. Já o Versa 1.6 obteve 7,8 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada, com etanol, e 12,0 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada, com gasolina.

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Para a linha 2017, a Nissan também promoveu alterações no isolamento acústico dos modelos. O para-brisa, em ambos, recebeu um tratamento para reduzir ruídos externos, e, o painel, agora tem material fonoabsorvente mais denso. O câmbio CVT, disponível para os modelos March e Versa com motor 1.6 nas versões SV e SL, não elimina a opção de câmbio manual. Somente o Versa 1.6 Unique, o topo de linha, passa a ser disponível só com o câmbio CVT. O Versa também passa a ter vidros elétricos nas quatro portas de série, além de sistema Isofix para prender cadeirinhas de crianças, a partir da versão 1.6 SV. Externamente, os veículos não sofreram alterações, ganharam apenas o logotipo XTRONIC CVT aplicado na tampa do porta-malas.
Veja nos links abaixo o preço, a ficha técnica e os equipamentos de série de todas as versões.

 

Equipamentos de série March 2017

Ficha técnica March 2017

Equipamentos de série Versa 2017

Ficha Técnica Versa 2017

Tabela de preços

 

Fotos: divulgação Nissan

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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