Mais no asfalto, menos na terra

Saber que se deve andar com a calibragem indicada no manual do proprietário, para ter maior segurança e um menor consumo de combustível e dos pneus, isso todo mundo sabe. Mas, têm algumas dicas que valem a pena serem usadas, justamente para aumentar a segurança.

Por exemplo: se a viagem for por uma estrada asfaltada, aumente em duas ou três libras a pressão dos pneus, além daquilo que é recomendado no manual do proprietário para a situação: com ou sem carga. O conforto diminui um pouco, porém, dessa maneira, o pneu dobrará menos em curvas, aumentado a estabilidade e, principalmente, ficará mais protegido contra rasgos e estouros em buracos.

Se a estrada for de terra, antes de entrar nela, deve-se fazer o contrário. Isto é, retire duas ou três libras, também além do recomendado no manual. Como a aderência na terra é menor, o pneu um pouco mais vazio se amolda melhor ao terreno, segurando mais o carro. Lembre-se, porém, que a velocidade também deve ser mais moderada.

Mas, não se esqueça. Assim que terminar a viagem, deixe o carro parado por cerca de uma hora para os pneus esfriarem e, em seguida, volte à calibragem normal.

Fotos: Emilio Camanzi

 

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