Ligado na visibilidade

 

Ter a melhor visibilidade possível é um dos fatores mais importantes para uma direção segura. Principalmente à noite, quando se trafega por uma estrada onde a iluminação noturna, às vezes, só ocorre em pequenos trechos e, assim mesmo, perto de alguma cidade. Por isso, o mais seguro é viajar durante o dia, quando se tem uma noção muito mais clara do que está ocorrendo à frente. Mas, tem horas que isso não é possível e você tem que fazer uma viagem que começa de madrugada e termina de dia; ou, ao contrário, começa de dia e termina à noite. E é aí que surgem dois acontecimentos naturais que diminuem nossa visibilidade: o amanhecer e o anoitecer.

Tudo bem, você vai dizer que ao amanhecer, à medida que o sol sobe, a luz vai ajudar a melhorar a visibilidade. Sim, mas é preciso ficar ligado quando ele fica na linha do horizonte. No início da manhã, a luminosidade intensa pode cegar por alguns instantes ou dificultar a visibilidade. Use óculos escuros, abaixe o para-sol e regule a altura do banco ou puxe o encosto para frente. Você pode, também, desviar um pouquinho o olhar para baixo ou para o lado evitando a luz direta.

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No cair da tarde, o outro acontecimento: o lusco-fusco, nome estranho que define o momento de transição entre o dia e a noite. Lusco, que significa ter pouca visão e fusco, algo escuro que se tornou fosco. O grande problema nesse momento, na estrada sem iluminação, é que antes da noite cair, nosso mecanismo de visão sofre uma mudança e os olhos ficam muito mais sensíveis. Daí a redução de visão e da noção de distância. O fenômeno dura pouco tempo, mas é um risco muito grande. E os faróis, que já devem estar acesos, não resolvem quase nada.

O ideal, nesse momento, é parar o veículo e deixar a noite cair. Se não tiver como parar, pelo menos diminua a velocidade e procure se acostumar com a nova condição de visibilidade e, só então, siga em frente.

 

Fotos: reprodução internet

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Ver comentários (2)

  • Eu acho particularmente difícil dirigir em períodos de transição de luminosidade e durante a noite. Além dos fatores mencionados no texto, algo que me atrapalha demais é o farol dos carros em sentido oposto. Mesmo quando abaixam e mesmo desviando o olhar para a margem direita da via, meus olhos chegam a ficar irritados como se numa condição alérgica. Uso lentes fotossensíveis mas elas nem chegam a escurecer o suficiente. Como isso me atrapalha demais, prefiro não dirigir em vias sem iluminação à noite.

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