Landtrek – No Salão do Transporte de 2019, a Fenatran, a coletiva da PSA encerrou com a foto de um veículo coberto, com formas que indicavam uma picape. As apostas seriam de um possível modelo de porte intermediário, como Fiat Toro, Renault Oroch, ou a futura VW Tarok. Mas, o fato é que será uma picape de porte médio, com chassi e caçamba separados da carroceria. E ela já existe lá na China e se chama Kaicene F70.
Trata-se de um utilitário desenvolvido junto com a chinesa Changan e que foi lançada por lá no final de 2019. A versão do Leão foi batizada de Landtrek. O modelo chega para ser a aposta da marca no segmento de picapes médias, seara que as marcas francesas passaram a explorar há pouco tempo, com a Renault Alaskan (clone da Nissan Frontier e da finada Mercedes Classe X).
Com 5,33 metros de comprimento e 1,93 de largura, a marca afirma que o utilitário tem capacidade de carga de 1,2 tonelada. Com isso, a marca do Leão pretende fazer frente ao concorrido segmento que, no Brasil, é liderado pela Toyota Hilux, e conta com a companhia de Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok, além da Toro, que, apesar do porte menor, também suporta 1 tonelada de carga.
Motores da Landtrek
A PSA não dá detalhes de quais serão os motores da Landtrek para o mercado latino, apenas informa que ela terá versão diesel e gasolina. Na China, o F70 utiliza uma unidade turbodiesel 2.8, da japonesa Isuzu. No entanto, para o mercado europeu está cotada uma unidade a gasolina 2.4 turbo de 210 cv e 32 mkgf de torque, além de um turbodiesel 1.9 de 150 cv e 35 mkgf de torque.
No Velho Mundo, ela terá opções de transmissões manual e automática, ambas de seis marchas, fornecidas pela Getrag, além tração 4×4, com reduzida.
Cronograma
A Landtrek chegará ao mercado latino partindo do México. Num segundo momento, o utilitário será comercializado no Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. Num terceiro ato, a picape chegará ao Chile, Argentina e Brasil.
Histórico
A Landtrek será a terceira aposta da marca do Leão no segmento de picapes, no Brasil. Na década de 1990, a marca entrou no mercado justamente com uma picape, a veterana 504. Depois, em 2010, a marca apostou na Hoggar. Desenvolvida pela engenharia brasileira, a picape derivada do 207 era aposta para disputar terreno com Strada, Montana, Courier e Saveiro, mas foi um fracasso comercial e saiu de linha em 2014.
Fotos: divulgação
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