Lamborghini Huracán Sterrato: A tourada no barro!

Os automóveis aventureiros surgiram em meados dos anos 1990 pelas mãos de três fabricantes: Audi, Subaru e Volvo. Eles desenvolveram peruas com suspensão elevada e proteções plásticas para a pintura, como um paliativo à ausência de um utilitário-esportivo convencional. O restante da indústria viu e gostou da ideia. O estilo se espalhou mundo afora, inclusive no Brasil, com Palio Weekend Adventure, CrossFox e similares. Ainda hoje os aventureiros têm demanda o que estimulou a chegada do Argo Trekking e Ka FreeStyle. Mas o que dizer de um Lamborghini Cross?

Pois é, quem já viu um Lamborghini de perto sabe que estes supercarros italianos foram feitos para rodar sobre asfalto impecável. Nem de quebra-molas eles gostam, muito menos de buracos e rampas de garagem. Mas a marca bolonhesa acredita que há potencial para seus exóticos esportivos bem além do calçamento de terra batida. E ela quer provar isso com o Huracán Sterrato Concept, um estudo que pode resultar num Lambo aventureiro.
Com suspensão elevada em quase 5 cm, assoalho reforçado, pneus de uso misto e perfis mais largos, tomadas de ar com defletores de detritos e até mesmo os faróis auxiliares em LED, para-lamas alargados e visual anabolizado fazem do Sterrato, um bólido capaz de andar em terrenos acidentados. Pelo menos é o que promete o fabricante italiano.
“O Huracán Sterrato ilustra o compromisso da Lamborghini em ser um futuro modelador: um carro superesportivo com capacidades off-road, o Sterrato demonstra a versatilidade do Huracán e abre a porta para mais uma referência de emoção e desempenho”, explica o Diretor Técnico da Lamborghini Maurizio Reggiani.
Baboseiras de marketing à parte, é preciso reconhecer que os italianos não somente enfeitaram o Sterrato, como boa parte dos fabricantes nacionais fazem com seus aventureiros, mas mexeram bem no carro. Além da suspensão elevada, dos novos pneus e reforços na carroceria, o Lamborghini também recebeu um sistema de gerenciamento para auxiliar na condução fora de estada.

O Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata (LDVI) é capaz de controlar a tração nas quatro rodas, assim como o esterçamento das rodas (inclusive as traseiras), além da vetorização de torque. Pode até parecer chato ter um computador corrigindo suas barbeiragens, mas o LDVI se faz necessário. O Huracán Sterrato manteve o mesmo V10 5.2 de 640 cavalos que equipa o modelo convencional. É um motor que despeja muito torque nas rodas e pode fazer dele uma enceradeira na terra, como o Zinho na Copa de 94.
E se o amigo acha que o conceito é um devaneio, saiba que no passado os superesportivos já tiveram seus dias de glória na terra. No início dos anos 1980 a Ferrari desenvolveu uma versão de rali para o 308 GTB, para correr no Grupo 4. Em 1986, a Porsche levou o exótico 959 para correr o Paris-Dakar. E ele venceu!

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Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

 

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