Outro dia escrevi nesse espaço sobre como automóveis compactos e monovolumes ganharam o status de utilitários-esportivos (SUV). Ford Ka Trail, Honda WR-X e Renault Kwid (e, desde ontem, o Chery Tiggo 2) são vendidos como SUV`s. Mas, não é apenas uma conversa mole das diretorias de marketing… Bom, na verdade, tem um pouco de “lorota” sim. Acontece que quem dá respaldo aos fabricantes é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que conhecemos popularmente como Inmetro.
O Inmetro publicou uma portaria em 2013, a 552, que, entre outras considerações, define que automóveis que oferecem altura livre do solo acima de 20 cm e ângulos de ataque e saída de 23 e 20 graus podem ser enquadrados como utilitários-esportivos. Assim, diante dos olhos sagrados do Inmetro, um automóvel popular, com motor 1.0 e torque de cortador de grama é praticamente um bólido habilitado para atravessar as dunas do Saara.
O amigo pode estar pensando, agora, que é um exagero. Mas tanto Honda, Renault e Ford fazem valer a imagem de robustez de seus modelos. E o consumidor compra na crença de que está levando um Mercedes-Benz Classe G para casa. Sendo assim, podemos afirmar categoricamente que a Kombi é o um dos mais qualificados SUV`s já produzidos. E vamos justificar com base na portaria do Inmetro.
Pela Norma
A Kombi tem mais de 20 centímetros de altura livre do solo. A veterana também tem ângulos de entrada e saída que atendem aos requisitos, na ordem dos 25 graus. Diante disso, a Kombi é um utilitário-esportivo (SUV). Pois é executivos da VW, vocês tiveram um SUV durante décadas e nunca se deram conta disso!
Tração
Ao contrário do WR-X, Ka Trail, Kwid e Tiggo 2, a Kombi conta com outros recursos que fazem com que até mesmo jipinhos de madame morram de vergonha. A velha guerreira tem tração traseira. Numa subida de ladeira, ter um eixo motriz atrás garante tração para seguir adiante, ao contrário de um veículo com tração dianteira em que o peso pende para o eixo traseiro e as rodas dianteiras tendem a patinar.
Pneus e suspensão
A Kombi, em toda sua existência, sempre foi vendida com pneus de banda estreita e ombros largos. Os chamados pneus linguiça. Em terrenos lamacentos e arenosos, esse tipo de pneu reduz as chances de atolar. Além disso, ela conta com suspensão independente nas quatro rodas, com braços arrastados na frente e na traseira, atributos que facilitam a transposição de terrenos acidentados já que deixa a parte inferior lisa e livre de obstáculos.
Motor
O motor da Kombi, em seus últimos anos, abandonou a unidade 1.6 refrigerada a ar em função de um motor 1.4 de 80 cv e 12,5 kgfm de torque. Ele está longe de ser um halterofilista, assim como o dos quatro que citei, que também não demonstram virilidade de pugilista.
E para concluir que a Kombi é o SUV mais porreta de todos os tempos, ela conta com espaço para levar um monte de passageiros ou bagagem. Tente fazer isso no Kwid e no Ka Trail?
Assim, quem for um feliz proprietário de um Kombão, estufe o peito e leve seu SUV (sob as bênçãos do Inmetro) para passear no estacionamento do shopping, pois lá se tornou o habitat natural de 99% dos jipinhos, sejam eles faz de conta ou não!
É vida que segue!
Fotos: divulgação
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Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).
Contato: (31) 99245-0855
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Ver comentários (2)
Depois que as companhias se uniram para acabar com os carros alongados (peruas), como as belinas, todos os que precisam de um espaço um pouco maior de carga ficaram órfãos, particularmente os pais de vários filhos (quase todos). Quem sabe uma Kombi? Ou querem que compremos uma Topíc?
Com certeza. Muito legal essa sacada!