A Copa do Mundo chegou e os olhos do planeta se voltam para a Rússia. É natural! Boa parte da humanidade se derrete pelo esporte bretão, com exceção dos norte-americanos que ainda consideram o “soccer” um esporte monótono devido aos placares com poucos algarismos. E todo mundo sabe que boleiro curte carro.
Basta uma visita a qualquer centro de treinamento para se deparar com um verdadeiro desfile de máquinas caríssimas. Assim, como carro e futebol são como unha e carne, a publicação alemã Auto Motor Und Sport fez um levantamento de quanto tempo em campo alguns jogadores levaram para adquirir seus automóveis.
De acordo com a revista alemã, o craque Cristiano Ronaldo precisou suar 159 minutos para alavancar a quantia necessária para comprar seu Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse. O gajo, que fatura um salário de 23 milhões de euros, pagou 1,6 milhão pelo supercarro.
Lionel Messi precisou de 17 minutos em campo para custear sua Ferrari F430 Spyder. O craque do Barcelona tem um dos maiores salários do esporte, na casa de 35 milhões de euros, e não precisou de muito esforço para torrar e levar La Macchina de 196 mil euros para casa.
Neymar não quis ficar para trás e precisou de apenas 10 minutos de trabalho para angariar os fundos necessários para encomendar sua Ferrari 458 Spyder, avaliada nos mesmos 196 mil euros. A diferença é que o “Menino da Vila” puxa nada menos que 36,8 milhões no Paris St. Germain.
Os 10 minutos de Neymar em campo podem parecer rápido, mas foi uma eternidade se comparado aos 2 minutos e 13 segundos que o goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique, precisou para pagar por seu Audi RS6 Avant, avaliado em 118 mil euros. É troco de pão para quem ganha 15 milhões de euros de salário.
Já o companheiro de ataque de Cristiano no Real Madrid, Toni Kroos, precisou de 51 minutos de futebol moleque, para amealhar os 226 mil euros pagos em sua Ferrari 488 GTB. Com seu salário de 10 milhões de euros, poderia comprar uma por partida.
Por outro lado, Mesut Özil, que nos 7 a 1 contra o Brasil foi piedoso ao chutar para a linha de fundo (eu fui testemunha ocular), para não humilhar ainda mais o “time de pelada” de Felipão, teve que suar a camisa para levar sua Ferrari 458. O meia turco, naturalizado alemão, atualmente defende o Arsenal e recebe pouco mais de 1,6 milhão de euros. Para saldar a conta foram precisos longos 259 minutos em campo. Quase três partidas inteiras. Uma maldade, ainda mais para um sujeito que é quase um sósia do comendador Enzo Ferrari, quando jovem, devido aos seus olhos esbugalhados.
Mas, nem todo jogador ostenta carrões de alto luxo em suas garagens. O meia Jonas Hector, do Köln, está feliz da vida com seu Ford Focus, avaliado em parcos 18.700 euros. E olha que o moço recebe 3 milhões de ordenado.
Para finalizar: o brasileiro recebe em média R$ 32 mil reais por ano, segundo o balanço de renda per capita, mensurado pelo Banco Mundial. Dessa forma, se o amigo trabalhar duro, 44 horas semanais durante o ano todo e sem gastar um tostão, poderá levar um Renault Kwid zerinho para a casa. Mas é a versão pé de boi!
Quem mandou não jogar bola?
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Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).
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