Jeep faz a festa em Moab

Jeep faz a festa em Moab

Se há um evento em que a Jeep faz questão de estar presente, é o Easter Jeep Safari, realizado anualmente em Moab, no estado de Utah, nos Estados Unidos. O evento, que este ano vai de 8 a 16 de abril, está na 51ª edição e reúne milhares de entusiastas do off-road dispostos a passar uma semana enfrentando algumas das trilhas mais desafiadoras do país.

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E, para este evento, a marca desenvolveu uma nova safra de veículos conceituais, que mostram o que é possível fazer em preparação para o off-road, além, é claro, de incentivar a imaginação dos seus projetistas e engenheiros para novidades que poderão vir no futuro. Detalhe: todos os modelos são funcionais. São seis novos veículos e um que já foi apresentado no SEMA Show 2016, em novembro, em Las Vegas, que vão estar em Moab.

 

Vejam quais são:

 

Jeep Grand One

Esse foi feito para comemorar também os 25 anos de lançamento do Grand Cherokee. Para tanto, foi usado um exemplar do primeiro ano/modelo 1993, que recebeu um toque de modernidade, com as rodas de aro 18 polegadas, alargadores de para-lamas que permitem mais espaço para as rodas, distância entre eixos aumentada e um sutil tratamento de madeira na carroceria. O conceito Grand One tem, ainda, pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 de 33 polegadas, eixos dianteiro e traseiro equipados com bloqueio nos diferenciais e suspensão elevada em 5 cm. O interior foi mantido igual ao original, mas com toques inspirados nos anos 1990, como um telefone veicular antigo como acessório no painel. O conjunto mecânico, com motor Magnum V8 de 5,2 litros acoplado a um câmbio automático de quatro marchas, também é original.

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Jeep Quicksand

Criado para os entusiastas que amam a vida na areia, o Quicksand (areia movediça em inglês) é um Jeep hot rod barulhento, rápido e divertido. Por isso, o motor é um V8 HEMI® Mopar 392 (6,4 litros) combinado a um câmbio manual Getrag de seis velocidades. A enorme abertura no capô e as “cornetas” cromadas reforçam o visual vintage. Os pneus BFGoodrich Mud-Terrain são de 32 polegadas na frente e de 37 atrás. Este Wrangler hot rod teve a distância entre eixos alongada, mas a frente e a traseira foram encurtadas, bem como o teto e o para-brisas são bem mais baixos, no estilo chopped. Entre os “easter eggs”, no para-lama dianteiro esquerdo, o tradicional emblema Trail Rated foi substituído por um X-Rated (classificação pornográfica de filmes), com o desenho de um Jeep largando numa pista de arrancada. E na tampa do tanque de gasolina se lê Detroit Rocket Fuel Only (“Somente combustível de foguete de Detroit”). O interior é vermelho, tem bancos de encosto baixo, painéis de porta de chapa de alumínio, volante do Dodge Viper e alavanca de câmbio curva e vazada, com uma manopla de acrílico com uma miniatura de Jeep dentro, lembrando aquelas bolas de câmbio com caranguejos típicas dos anos 1970. O Quicksand também possui um guincho Warn escondido em um “Moon tank” montado na frente da grade dianteira. E atrás, uma corda de recuperação ocupa o espaço do tradicional paraquedas dos dragsters, os carros de arrancada.

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Jeep Safari

Já no conceito Jeep Safari, a preocupação foi a de fazer os ocupantes se sentirem ao ar livre, com as portas e o teto transparentes, permitindo aos passageiros de trás uma excelente vista. Foi baseado no Wrangler, com bagageiro de teto de alumínio de dois níveis com um drone incorporado, para-brisa mais inclinado, faróis e lanternas traseiras de LEDs. As inéditas “windoors” (mistura das palavras janela e porta em inglês) do Safari, são feitas com estrutura de alumínio leve e vinil transparente, enquanto as janelas podem ser abertas por meio de zíperes. Para garantir uma maior visibilidade aos passageiros do banco de trás, as duas poltronas giram para fora.

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Jeep Trailpass

Nesse conceito, foi usado um Jeep Compass Trailhawk, incrementado para um fora de estrada mais ousado, com suspensão elevada em 4 cm e pneus Continental TerrainContact de uso misto, montados em rodas de 18 polegadas. Um bagageiro tipo cesta no teto complementa a capacidade de transporte de equipamentos para aventuras. O motor do Trailpass é um Tigershark de 2,4 litros e acoplado a uma transmissão automática de nove marchas.

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Jeep Switchback

Com o estilo marcado pelas meia-portas vazadas e sem janelas, o Jeep Switchback é equipado para o máximo desempenho no off-road. Para tanto, foram colocados eixos dianteiro e traseiro Dana 44, suspensão elevada em 10 cm com amortecedores Fox, capas de diferencial reforçadas, para-choques de aço do Wrangler Rubicon 10th Anniversary e guincho. As rodas são de 17 polegadas com pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 de 37 polegadas.

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Jeep Luminator

Este conceito foi idealizado para aqueles que curtem uma boa trilha noturna e querem fazer isso com o máximo de segurança. Baseado no Wrangler, o Jeep Luminator tem luzes por baixo da carroceria, faróis de 7 polegadas com projetor de LEDs de dupla função, LEDs de alta potência montados na coluna A, faróis de neblina acima do para-choque com função cornering (acompanham a direção das rodas) e spot lights auxiliares de LEDs protegidos atrás do para-brisa. O Jeep Luminator também inclui versões de LEDs dos faróis de neblina padrão de 100 mm e luzes de seta especiais montadas na grade. No capô do Luminator há um módulo de LEDs de varredura com spot ativo e tecnologia dinâmica, que oferece iluminação focada para identificar animais ou perigos na trilha. Na parte traseira, a luz de freio central tem LEDs em quatro cores que atuam como um aviso para os trilheiros que vêm atrás, indicando parar (vermelho), 2 a 5 km/h (âmbar), 5 a 40 km/h (verde) ou fornecer iluminação (branca). Tem, ainda, um painel solar no teto, almofada para aterrissagem de drone, caixa removível sobre o estepe e uma tela de toque capacitivo na janela traseira esquerda ligada a serviços de GPS e internet.

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Jeep CJ66

Por ter sido apresentado no Sema Show, o maior evento do mundo em customização, o CJ66 tinha que impactar. Por isso, em um chassi do Jeep Wrangler TJ de geração anterior (1997 a 2006), foi colocada a carroceira do Jeep Wrangler CJ Universal Tuxedo Park de 1966. Para complementar, foram adicionados elementos do Wrangler JK, eixos Dana 44, e um poderoso V8 Mopar HEMI de 5.7 litros de cilindrada com 388 cv, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. A pintura é no tom cobre e os pneus de 35 polegadas BFGoodrich são montados em rodas de 17 polegadas com beadlocks, além de suspensão elevada em 5 cm. Os bancos são os mesmos do Dodge Viper. Uma bela mistura, não?

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Fotos: Emilio Camanzi (em Moab) e divulgação Jeep

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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