A eletrificação dos automóveis é um caminho sem volta. A busca de sistemas de propulsão mais eficientes são fundamentais para reduzir emissões e atender legislações ambientais. Sistemas híbridos são apontados como o caminho mais rápido para atingir metas e não sobrecarregar o sistema energético. Além de amigos da natureza, a combinação de motor a combustão e elétrico também é uma solução inteligente para veículos utilitários. A Jeep entrou no segmento com sua linha 4xe, que são os primeiros modelos eletrificados das marcas norte-americanas da FCA.
Ao contrário do 4×4 convencional, o 4xe faz uso do motor a combustão para tracionar as rodas dianteiras e uma unidade elétrica para girar as rodas traseiras. A solução da Fiat não é novidade, a Volvo oferece seus utilitários em versão híbrida plug-in (com carregamento externo), que utilizam o mesmo conceito. Até mesmo o esportivo S60 T8 adota esse conjunto.
Além de ser mais eficiente, o conjunto híbrido reduz componentes mecânicos como eixo cardã e diferencial central, que ocupam espaço e são muito pesados. Dessa forma, o acionamento da tração traseira – que hoje é feita pelo sistema eletromecânico, por meio de um seletor no console – passa a ser eletrônico, reduzindo risco de quebras.
Motorização
No caso do Jeep Compass e Renegade, as versões 4xe combinarão o motor 1.3 turbo com o módulo elétrico com cerca de 250 cv combinados. Eles ainda contam com sistema de recarregamento de baterias por fonte externa (plug-in), que pode ser feito na rede doméstica, em módulos de recarga rápida ou eletropostos. O powertrain promete oferecer a mesma desenvoltura que o atual conjunto que utiliza motor 2.0 turbo diesel de 170 cv, caixa de nove marchas e tração 4×4.
A diferença é que os modelos Jeep 4xe prometem menor consumo, uma vez que o motor elétrico ofertará um grande volume de torque quando há necessidade de tração nas quatro rodas, situação em que há grande consumo de combustível.
Veterano
Já sobre o sistema do Wrangler a FCA faz segredo. Por aqui a empresa não garante que o “pai dos jipes” terá sistema semelhante aos do Renegade e Compass. O que é fato é que ele também conta com sistema de recarga do tipo plug-in.
Brasil
Por aqui, tudo isso é ficção científica, sem a menor possibilidade de lançamento a curto prazo. O que chega esse ano é o motor 1.3 turbo para substituir o 1.8 Etorq.
Fotos: divulgação
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