Jeep Commander Tem Novo Motor Diesel e Fica Mais Esperto

A Jeep substituiu o motor a diesel do seu SUV de 7 lugares pra se adequar a novas regulamentações e, de quebra, melhorou seu produto

A Stellantis revelou recentemente a atualização do Jeep Commander, agora equipado com um motor 2.2 turbodiesel. Este avanço representa um esforço para manter o modelo competitivo em um mercado que exige eficiência e adequação às novas regulamentações, como o PL8, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Enquanto alguns motores estão sendo recalibrados ou descontinuados, a versão Overland do Commander substituiu o motor 2.0 turbodiesel pelo novo 2.2 turbodiesel, mantendo as opções T270 1.3 TurboFlex e Hurricane 2.0 Turbo a gasolina.

commandercommander

Razões para Manter a Versão Diesel

O Diesel está ficando cada vez mais caro e modelos com essa motorização têm desaparecido do mercado, tendo a própria Jeep, inclusive, descontinuado a produção do Compass TD350, com motor turbo diesel. Então, por que lançar uma nova versão do Overland a diesel? 

Apesar do aumento dos preços e da diminuição da popularidade do diesel, a Jeep afirma que ainda há uma demanda significativa por esse tipo de motorização no segmento de SUVs grandes, especialmente por consumidores que utilizam o veículo para longas distâncias e off-road, prevalentemente no norte e nordeste do Brasil. Atualmente, o diesel representa cerca de 20% do mercado para esses veículos.

Design e Equipamentos

O design do Commander Overland permanece praticamente inalterado, exceto pelas novas rodas de 19 polegadas. O modelo continua equipado com uma gama completa de tecnologias e equipamentos que incluem:

– Sistema ADAS: Frenagem Automática de Emergência (AEB), Detector de Fadiga do Motorista (DDD), Detecção de Veículos no Ponto Cego (BSD), Assistente de Permanência na Faixa (LDW + LKA), Detecção de Mãos Fora do Volante (HOD), Reconhecimento de Placas de Trânsito (TSR), Comutação Automática do Farol Alto (AHB), Detector de Tráfego Cruzado (RCTA), Piloto Automático Adaptativo (ACC), Assistente Centralizador de Faixa (LCA).

–  Outros Equipamentos: Central multimídia de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, Park Assist, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, Alexa integrada.

No interior temos acabamento em couro suede marrom, com banco do motorista com memória e porta-malas de 661 litros de capacidade com cinco ocupantes.

O Novo Motor 2.2 Turbodiesel e Plataforma Small Wide

O destaque do novo Commander é o motor 2.2 turbodiesel, que oferece 200 cavalos de potência e 45,8 kgfm de torque, superando o antigo motor 2.0 que entregava 170 cavalos e 38,5 kgfm de torque. Esta atualização apresenta um aumento de 15% na relação peso-potência, melhorando a velocidade máxima de 197 km/h para 205 km/h. Agora, a aceleração de 0-100 km/h é de 9,7s – em oposição aos 11,6 do modelo anterior. 

Para acomodar o novo motor, a Jeep fez ajustes na suspensão, transmissão automática de 9 marchas e no sistema de frenagem, além de melhorar o isolamento acústico. A introdução da nova plataforma Small Wide permitiu essas melhorias, proporcionando um melhor desempenho e eficiência no consumo de combustível. A melhora no consumo de combustível foi mínima – 0,1 km/l na cidade e 0,2 na estrada –, os números agora são de 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. 

O Commander continua a oferecer boas capacidades off-road, incluindo tração 4×4, modo 4×4 low, seletor de terrenos, hill descent control e o sistema Jeep Off-road Pages. 

O preço do novo Commander está fixado em R$ 309.990, refletindo um aumento de R$ 4 mil em relação ao modelo anterior com motor 2.0. As cores disponíveis para o modelo são Carbon Black, Jazz Blue, Granite Gray, Polar White, Billet Silver e Slash Gold.

Ficha técnica – JEEP COMMANDER 2.2 TURBODIESEL

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