Se você é da minha geração, ou mesmo de mais novas, como a dos anos 1970, por exemplo, vai lembrar-se de uma frase muito comum na época: “carro a álcool, você ainda vai ter um”. Não, fique tranquilo, eles não voltaram. Hoje a grande maioria dos carros vendidos no Brasil é flex, que queima álcool (agora chamado de etanol), gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Mas o slogan pode voltar, só que diferente: “carro elétrico, você ainda vai poder ter um”.
Agora foi a vez da Jaguar apresentar o seu: o conceito Jaguar I_PACE. Lançado oficialmente no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, que começa hoje e vai até o dia 27, o carro na versão definitiva será apresentado no ano que vem e deverá ser vendido em 2018. É também a primeira demonstração do que pretende o grupo Jaguar Land Rover para um futuro bem próximo: ter metade de sua linha de veículos com opção de rodar só com eletricidade.
O novo carro, apesar de um espaço interno de SUV com espaço para cinco pessoas, tem aparência de um supercarro, com um coeficiente de penetração aerodinâmico (Cd) de 0,29 e é focado inteiramente no desempenho, com performance de esportivo, como convém a um carro da marca. O I-PACE tem tração integral, já que tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Combinados entregam 400 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque (a mesma força do F-Type SVR que é o mais rápido carro da marca), capazes de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos! A autonomia, segundo o fabricante, é de 500 quilômetros ou mais, graças a uma bateria de íons de lítio de 90 kWh, desenvolvida pela própria Jaguar Land Rover, que pode ser recarregada em 80% de sua capacidade em apenas 90 minutos, usando um carregador de 50 kW de corrente contínua.
Para o acabamento interior do conceito I-PACE, foram usados materiais premium e foi dedicada uma atenção muito grande aos detalhes, peculiaridade de sofisticação da Jaguar. Segundo um dirigente da marca, do teto de vidro panorâmico aos assentos esportivos, cada característica carrega a marca da habilidade artesanal britânica. Além disso, duas telas sensíveis ao toque mostram constantemente informações quando e onde o motorista e passageiros precisarem.
[su_slider source=”media: 7805,7804,7807,7806,7803″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
A apresentação do carro também foi feita em grande estilo, com o uso da realidade virtual, com grupos em Los Angeles e Londres, que puderam interagir on-line com um único apresentador que apresentou em tempo real todo o processo de design e a tecnologia por trás do avançado carro conceito, usando gráficos 3D. Todo o conteúdo utilizado durante a apresentação do conceito I-PACE em realidade virtual está agora disponível no Vive Port, por meio de um aplicativo dedicado para a Jaguar que permite aos consumidores experimentarem o conceito I-PACE sem sair de casa.
Alternativa muito usada nos primórdios do automóvel, a eletricidade foi deixada de lado como fonte de energia para a motorização dos automóveis, já que exigiam pesadíssimas baterias, tempos longos de recarga e tinham autonomia reduzida. Deram lugar aos motores movidos à gasolina, farta na época e que eliminava todos esses problemas. Atualmente, em nome da sustentabilidade, voltou como alternativa válida. Novas baterias, mais leves, tempos de recarga menores e boas autonomias vislumbram um futuro promissor aos carros elétricos, que não poluem o ar que respiramos e que já são produzidos e vendidos normalmente por marcas como BMW, Renault, Nissan, Tesla e Mitsubishi, por exemplo. Ou seja, não duvide tanto: “carro elétrico, você ainda vai poder ter um”.
[su_slider source=”media: 7808,7809,7811,7815,7813,7814,7812″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
Fotos: divulgação Jaguar Land Rover