Van desenvolvida secretamente na Segunda Guerra chegou ao mercado em 1948. Citroën Type H teve quase meio milhão de unidades fabricadas
Um dos modelos comerciais franceses mais icônicos completa 75 anos do início de produção. Estou falando do Citroën Type H, uma van monobloco muito presente em filmes do país natal. Como coadjuvante, é claro, mas não deixa de fazer parte do imaginário urbano.
O produto foi desenvolvido em plena segunda guerra: os primeiros esboços são de 1942, época em que a França estava invadida pelas tropas nazistas. A engenharia da Citroën ainda trabalhava secretamente no desenvolvimento de alguns modelos.
O veículo foi desenvolvido por André Lefèbvre, que decidiu usar peças do Traction Avant. O motor veio do 11 CV, ou seja tração dianteira. Câmbio, a suspensão e as peças interiores são do 15 CV. A van ainda aproveitava maçanetas, espelhos e faróis. O design foi criado por Pierre Franchiset em estrutura monobloco e chapas corrugadas. Ele tinha baixa altura do solo e plataforma traseira plana.
Com o fim da guerra, o projeto avançou mais rápido, inclusive com um fato inusitado. Como os veículos militares foram transformados em utilitários o Type H acabou se destacando com visual moderno para a época.
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O veículo foi pensado em três carrocerias: van, transporte de gado e pick-up. A cor da carroceria será cinza, a mesma tinta utilizada pelo 2CV em seu lançamento. No que era possível economizar, a Citroen aplicou: painéis laterais em lonas, para-brisa separado e dobradiças do tipo Yoder nas portas, tampa do motor e o painel da roda sobressalente.
A van foi revelada no Salão Automóvel de Paris em junho de 1947 e a produção foi iniciada em 01 de junho de 1948, com o Tipo H, 11CV, carga útil 1200 Kg. Modelo foi usado em inúmeras aplicações, como padeiros, açougueiros, carpinteiros, jardineiros, médicos e governos. O Type H recebia sempre uma outra letra com inúmeros significados.
Em 1949 chegou o HZ, com carga útil máxima de 850 kg e uma velocidade máxima de 88 km/h. Para 1958 o Z é substituído pelo HY com uma carga máxima de 1500 kg.
Em 1961, o Diesel estreou e o HY DI e o HZ DI foram lançados, com motores Perkins de quatro cilindros. No final de 1963, foram lançados os HY72 e HZ72, equipados com um novo motor a gasolina de 1628 cm3. O Perkins Diesel é substituído por um motor Indénor em 1964 e os modelos foram chamados HY-IN e HZ-IN.
Em 1966, foram lançados os HY 78 e 78 HZ, equipados com motor de 1.911 cm³ (58 cv @ 4.500 rpm). O ano de 1969 vem com muitas mudanças, e aparecem dois novos modelos, o IN2 HX (3.100 kg de carga) e o HW IN2 (3.200 kg de carga). O modelo mais curioso é produzido exclusivamente nos Países Baixos, com a modificação na abertura das portas dianteiras.
Em 1972, a suspensão hidropneumática é montada no eixo traseiro e este modelo é chamado de HW. Numerosas pequenas melhorias foram feitas até o final de sua produção.
A van foi produzida por 33 anos num total de 490.165 exemplares 4 países (a grande maioria na França), a paleta de cores foi composta por 14 cores (incluindo as reservadas aos governos), sendo o cinza o mais comum. A história termina em 14 de dezembro de 1981, na fábrica de Aulnay. Esta última cópia saiu com o número de série 473 289 e era logicamente cinza. Ela foi substituída pelo Citroën C25 e C35.
Ficha técnica
Motor: 4 cilindros em linha, 1.911 cm³ (diâmetro 78 mm x curso 100 mm), 50 cv a 3.800 rpm
Transmissão: tração dianteira, caixa manual de 3 velocidades, embreagem monodisco seca.
Freios: Tambor, acionados hidraulicamente.
Suspensão: barras de torção, quatro amortecedores na frente, dois na traseira
Endereço: pinhão e cremalheira.
Dimensões:
Comprimento: 4,26 m
Largura: 1,99 m
Distância entre eixos (esquerda): 2,53 m, (direita): 2,50 m
Peso sem carga: 1400 kg
Carga máxima: 1.200 kg
Velocidade máxima: 78 km/h
Consumo misto de combustível: 7,7 km/l
Números
1948: Ano de início da comercialização.
4 países foram produtores: França (Javel e Aulnay-sous-Bois), Países Baixos, Bélgica e Portugal.
490 165 foi o total de exemplares produzidos
473.289 foram produzidos na França
10.016 foram produzidos nos Países Baixos.
14 cores diferentes foram oferecidas pela Citroën.
1981: Ano de fim da produção
Ver comentários (1)
Sou fã desse carro. Adoro suas formas exóticas, que de tão feias, se tornaram lindas. Hoje tenho uma Aircross (de entrada), com rodas de ferro alargadas (7 e 7,5"), faróis de milha Hella de 18 cm de circunferência na frente da grade ( olhos de rã) e um gradeado para malas sobre rack no teto (equipada como uma singela homenagem aos Citroëns antigos de carga).
Gostaria de ter condições financeiras de comprar um H.
Abraços.