Hyundai Santa Cruz dá as caras

A Hyundai finalmente apresentou a versão definitiva da picape Santa Cruz. O utilitário que foi revelado em 2015, como carro conceito chega para concorrer no segmento de picapes compactas no mercado norte-americano.

A Santa Cruz segue o mesmo conceito de arquitetura que a Fiat Toro, com uso de carroceria monobloco e caçamba integrada. Nas picapes médias convencionais, cabine e compartimento de carga são independentes e montados sobre as longarinas do chassi.

No entanto, a rival da Santa Cruz não será o modelo italiano, mas a japonesa Honda Ridgeline, que está em sua segunda geração. Suas medidas são maiores que as da Toro. Ela tem cinco metros de comprimento, contra 4,92 m da picape pernambucana. Por outro lado, é cerca de 30 cm menor que uma Chevrolet S10.

Visual da Santa Cruz

Visualmente, o conceito de 2015 era bem mais agradável que o modelo final. A Santa Cruz adota a atual identidade visual da marca com grade em forma de trapézio que se funde aos faróis, como o novo Tucson. Ela é mais agradável que o HB20 e o futuro Creta, mas não se compara com o visual da versão conceitual, que também derivava da geração passada.

Boa parte dos elementos do conceito foram integrados no carro final, como por exemplo a coluna C. As portas traseiras substituíram as pequena portinholas (que era comum nas antigas versões Crew Cab). A seção traseira também foi redesenhada com formas retangulares e o nome gravado na tampa da caçamba. As rodas são aro 20, mas há opção com rodas de 18 polegadas e pneus para uso off-road.

Motores

A Santa Cruz é oferecida com dois motores, partindo de uma unidade 2.5 aspirada de 190 cv e outra, também com 2,5 litros de deslocamento, mas com auxílio de turbocompressor, com 275 cv. Nos dois casos a tração é integral e a transmissão é de oito marchas.

Conteúdos

A Hyundai mostrou tudo, menos o painel da Santa Cruz. No entanto revelou que o carro tem quadro de instrumentos digital e uma central multimídia. O carro também conta com assistentes de condução, partida sem chave, dentre outros recursos.

Brasil

A Santa Cruz é um picape que caberia no mercado brasileiro, para disputar terreno junto com a Fiat Toro no segmento intermediário, que tem desempenho superior às médias. No entanto, a Hyundai deixa claro que não tem intenção de trazer a picape.

E as razões são plausíveis. Fabricar o carro aqui demandaria um investimento monstruoso em Piracicaba (SP). E o cenário econômico brasileiro não é o mais favorável para gordos aportes.

Já trazer o utilitário para o Brasil, faria dele caro demais. Isso porque a picape é fabricada na planta da Hyundai no Alabama (EUA), condição que pagaria alíquota cheia do imposto de importação, o que a tornaria incapaz de competir no mercado.

 


Fotos: Hyundai/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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