Hyundai Tucson, Santa Fe e Santa Cruz podem chegar em breve ao Brasil. Caoa seguirá parceria da coreana, inclusive com produção local
Após quase 25 anos, chegará ao fim a exclusividade do grupo Caoa de importar carros da Hyundai para o Brasil. No próximo dia 6 de março, a marca coreana e a empresa brasileira vão anunciar novidades para o mercado nacional.
Tudo começou em 1999, quando a Caoa passou a importar carros da Hyundai para o Brasil e a fabricar modelos no país, em especial o Tucson, SUV que fez história no pais. Mas tudo azedou em 2018, quando a Hyundai resolveu processar a Caoa para tomar de volta a operação. Vitória para a Caoa, mas a partir daí foi uma relação conturbada: a matriz só oferecia produtos fora de linha para a Caoa importar, enquanto a filial brasileira só oferecia HB20 e Creta no portfólio.
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
- Jeep Compass Blackhawk – Teste do Camanzi
- Fiat Titano Volcano 2025 – Boa pra Trabalho
A informação sobre as novas operações entre as duas empresas foi antecipada pelo site Auto+. Em entrevista com Annuar Ali, vice-presidente da Caoa Montadora, foi revelado que um acordo foi fechado com os planos de trabalho a partir de agora.
A Hyundai Motor Brasil (HMB) vai assumir a importação e comercialização de todos os carros da marca no Brasil. A Caoa seguirá parceira, inclusive produzindo carros da coreana em sua planta em Anápolis. Concessionários poderão vender modelos nacionais e importados.
O acordo, que certamente inclui uma boa compensação à Caoa, vai abir espaço para a chegada de novos produtos da Hyundai ao Brasil. Tendo em vista a dinâmica do mercado nacional, podemos esperar a nova geração do Tucson, além de outros SUVs como o Santa Fe e Palisade.
A planta de Anápolis (GO), por sua vez, poderá fabricar produtos como a Santa Cruz, picape monobloco rival de Fiat Toro e Ford Maverick. Mais detalhes em 6 de março e você vai acompanhar tudo aqui no Carros com Camanzi!
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil