O esperado Hyundai Creta, apesar de já ter sido mostrado no Salão do Automóvel no mês passado e ter sido lançado oficialmente esta semana, ainda não chegou ao mercado. Para quem estiver interessado no SUV compacto da marca coreana, que já está sendo produzido na fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo, a pré-venda começa no próximo sábado, dia 10, mas ele só vai chegar ao mercado efetivamente a partir da segunda quinzena de janeiro.
Com um design revisto e exclusivo para o Brasil, apesar de lembrar bastante o HB20 na parte dianteira, usa a plataforma do sedã médio Elantra. O Creta será comercializado em cinco versões, equipados com dois motores: 1.6, com câmbio manual ou automático (ambos com seis marchas) e 2.0, só com o automático. Os preços vão de R$ 72.990,00 a R$ 99.490,00 e é também o primeiro SUV compacto global da Hyundai, tendo seu nome inspirado na maior ilha da Grécia, Creta.
A versão de entrada é a Attitude 1.6 com câmbio manual, seguida da configuração intermediária Pulse, equipada com motor 1.6 de transmissão manual ou automática ou com motor 2.0 de transmissão automática. A top de linha é a Prestige 2.0 com câmbio automático.
O design do Creta foi desenvolvido no que a Hyundai define como “filosofia da Escultura Fluida 2.0”. Tem lugar para cinco pessoas e um porta-malas com 431 litros de capacidade, que pode ser ampliado para 1.425 litros com o rebatimento dos bancos. As versões Attitude e Pulse vêm equipados com painel de instrumentos Supervision Cluster, acabamento interno na cor preta e pomo da alavanca de câmbio revestido em couro. Já a versão Prestige conta com o Advanced Supervision Cluster, que, além de ser diferente esteticamente, permite configurar diversas funções do veículo. Essa versão topo de linha, tem ainda bancos de couro marrom, acabamento das portas e apoio de braços lateral e central em couro preto, costuras na cor marrom, painel de textura exclusiva com detalhes na cor marrom e volante revestido em couro. Fazem parte também ar-condicionado automático digital, chave presencial smart key, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo, câmera de ré e acendimento automático dos faróis.
[su_slider source=”media: 8031,8034,8032,8030,8033,8035,8036,8037″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
Um item de destaque é o banco do motorista com ventilação, muito útil em um país tropical como o nosso. Este funciona com ventiladores instalados no assento e encosto do banco e o acionamento é feito por meio de um botão no console central. Saída de ar para os passageiros dos bancos traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros, são itens disponíveis a partir da versão Pulse 2.0. De série, em todas as versões, tem o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, apoio de braço para motorista e banco traseiro rebatível e bipartido 60:40.
No quesito segurança, só na versão Prestige é que o Creta vem equipado com seis airbags, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. As outras, apenas com o dianteiros obrigatórios por lei. Os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e faróis de neblina, estão disponíveis em todas as versões, com exceção da Attitude de entrada. Porém todas as configurações têm monitoramento de pressão dos pneus, sistema Isofix, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos.
Os motores disponíveis são: o 1.6, que desenvolve 123 cavalos de potência e 16,0 kgfm de torque com gasolina e 130 cv e 16,5 kgfm com etanol; e o 2.0, com 156 cavalos e 19,1 kgfm com gasolina e 166 cv e 20,5 kgfm com etanol. Ambos têm bloco e cabeçote em alumínio, sistema de partida a frio “e-start”, duplo comando de válvulas variável e coletor de admissão variável.
Em conectividade o Creta Prestige é equipado com: a nova central multimídia blueNav®, com tela de 7” sensível ao toque e GPS; compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®; Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas; MP3 player; reprodutor de fotos e vídeos; conexões USB/iPod e AUX, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth® no volante. Para as outras versões há o sistema blueAudio®, que traz tela LCD de 3.8 polegadas, com iluminação em fundo preto e informações em branco, com comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, conexões USB/iPod e AUX e rádio AM/FM.
E olha que curioso, tem coisas que acontecem só no Brasil. Aqui temos duas fábricas de uma mesma marca coreana, porém cada uma de propriedade e rede de concessionários diferentes. A Hyundai Motor Brasil, da própria montadora, produz a família HB20 e agora também o Creta; e a Hyundai-CAOA, do distribuidor e agora também fabricante Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que produz outros veículos da marca, como o Tucson, iX35 e New Tucson. Por isso, a Hyundai “oficial” avisa que o Creta só será encontrado na rede de concessionários da Hyundai Motor Brasil, identificada por um pórtico azul na entrada e a sigla HMB na fachada.
[su_slider source=”media: 8038,8041,8040,8039,8042″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
Preços
Creta Attitude 1.6 manual R$ 72.990
Creta Pulse 1.6 manual R$ 78.290
Creta Pulse 1.6 automático R$ 85.240
Creta Pulse 2.0 automático R$ 92.490
Creta Prestige 2.0 automático R$ 99.490
Lista de equipamentos de série
Fotos: divulgação Hyundai
[su_divider text=”Vá para o topo”]
Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.
Ver comentários (1)
Prezados, seria possível a publicação da lista de equipamentos de série para a versão que foi criada para PNEs?
E se já temos uma lista de opcionais?