De híbridos nacionais a elétricos premium, mercado brasileiro se prepara para diversas estreias
O mercado automotivo brasileiro se prepara para receber uma série de lançamentos nas próximas semanas, abrangendo diferentes segmentos e tecnologias. De atualizações em modelos estabelecidos a novos veículos eletrificados, o cenário demonstra uma clara tendência do mercado à eletrificação. O destaque vai para o Honda City, que será lançado depois de amanhã (30/10).
Honda Renova Linha City
A Honda prepara para o dia 30 deste mês a apresentação da linha 2025 do City, em suas versões sedã e hatch, trazendo uma série de atualizações. As informações apuradas são do portal AutosSegredos.
O destaque principal do que a Honda chama de renovação do novo City é a inclusão do pacote Honda Sensing a partir da versão EX, que incorpora uma gama completa de sistemas avançados de assistência ao motorista. O sistema Honda Sensing oferece múltiplas funcionalidades de segurança, incluindo assistência automática de farol alto e baixo, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de permanência em faixa e sistema de mitigação de saída de pista.
Em termos de conveniência, a linha 2025 recebe sistema de freio eletromecânico e carregador de celular por indução, também a partir da versão EX. O design exterior segue as mudanças já implementadas nos mercados asiáticos, com um novo para-choque dianteiro apresentando entrada de ar em formato colmeia e nova posição para os farois de neblina. A marca registrou duas opções de grade no INPI – uma com padrão colmeia e outra filetada – mantendo a característica régua cromada sobre a grade e faróis.
Sob o capô, o City 2025 mantém o mesmo motor 1.5 Flex das versões atuais, que entrega 126 cv de potência a 6.200 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. O torque máximo alcança 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm com gasolina, sempre a 4.600 rpm. A transmissão continua sendo a CVT com simulação de sete marchas, agora atualizada para atender às exigências do Programa Proconve L8.
Audi Q6 e-tron: Tecnologia Premium Elétrica
O novo SUV elétrico da Audi chega com plataforma PPE de 800 volts, desenvolvida em parceria com a Porsche. Com autonomia de 411 quilômetros (Inmetro) e capacidade de carregamento rápido de até 270 kW, o modelo oferece 387 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O lançamento está programado para o dia 8 de novembro.
Confira mais sobre esse lançamento aqui.
Fiat Aposta na Eletrificação Nacional
A Fiat prepara para 6 de novembro o lançamento de versões híbridas do Pulse e Fastback, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro.
Confira mais informações clicando aqui.
Zeekr Expande Presença no Brasil
Após anunciar o 001, a marca chinesa prepara alguma novidade para 12 de novembro. Muito provavelmente trata-se do lançamento do Zeekr X, cuja vinda para o Brasil já estava programada.
O SUV médio elétrico compartilha tecnologia com o Volvo EX30. A versão topo de linha, prevista para o Brasil, oferece 428 cv combinados e autonomia de 332 km pelo Inmetro, com preço estimado entre R$ 280 mil e R$ 290 mil.
Leia mais sobre os lançamentos Zeekr aqui.
Porsche Macan Elétrico
O Porsche Macan elétrico chega ao mercado brasileiro com pré-vendas já iniciadas e duas versões confirmadas. O Macan 4, disponível por R$ 580.000, oferece 408 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h e 443 km de autonomia (Inmetro). Já o Macan Turbo, com preço inicial de R$ 770.000, entrega impressionantes 639 cv e alcança 100 km/h em apenas 3,3 segundos, atingindo velocidade máxima de 260 km/h com 435 km de autonomia, sempre pelo Inmetro.
Ambas as versões utilizam uma bateria de íon de lítio de 100 kWh (95 kWh úteis) com arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido de 10% a 80% em aproximadamente 21 minutos quando conectado a um carregador DC de 270 kW. O modelo inclui carregador doméstico AC de 11 kW de série, com serviço de instalação incluído pela Porsche.
O Macan 4 vem equipado com Park Assist, bancos dianteiros aquecidos com regulagens elétricas, teto panorâmico e suspensão pneumática adaptativa. O Macan Turbo adiciona recursos premium como regulagens elétricas de 18 vias nos bancos, Porsche Torque Vectoring Plus e sistema de som Bose. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2024, marcando um novo capítulo na eletrificação da marca alemã.
O modelo marca a transição da Porsche para a eletrificação completa da linha Macan, prevista para 2026. Ainda não há data confirmada para o lançamento.
Veja mais:
- Mitsubishi DST? Sim, Esse é o Novo SUV de 7 Lugares da Marca
- Renault Logan se Despede do Mercado Brasileiro Após 17 Anos
- Fiat Anuncia Primeiros Híbridos Nacionais: Fastback e Pulse