Hoje é dia 20 de janeiro, o dia do Fusca. A data comemorada no Brasil, celebra o histórico Volkswagen. O dia foi escolhido por ser a data do início da produção no país.
O Fusca foi encomendado pelo chanceler alemão Adolf Hitler, ao engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, em 1934. A ideia era desenvolver um carro de baixo custo.
No ano seguinte, Porsche apresentou o carro, que tinha motor refrigerado a água e o conceito de engenharia que previa formas aerodinâmicas para a carroceria, que tinha de gota.
Depois da Segunda Guerra, o Fusca passou a ser vendido em diversos mercados. Chegou ao Brasil em 1950 e passou a ser fabricado nove anos depois. Por aqui, o besouro foi produzido até 1986.
Em 1993, o então presidente Itamar Franco solicitou à Volkswagen a volta da produção do modelo. O Fusca Itamar ficou em linha até 1996.
Ainda hoje, o Fusca é um carro icônico, que é sinônimo de automóvel. Um carrinho que foi protagonista de histórias mundo afora. Eu tive duas dessas testemunhas.
Vida longa ao Fufu!
Foto: VW/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
Ver comentários (3)
Desculpe. Abraço, Marcelão.
Adoro os Fuscas e derivados que tive. Mas refrigerado a água... Não os tive.
Abraço Don Emílio, sou teu fã
Fala, Francisco!
Fufu era demais. Tive dois. Era divertido demais, cheio de surpresas, porta que abria sozinha, bobina esquentando, falha na ignição, mas era divertido demais. Boas lembranças. Mas te digo que essa última geração com motor 2.0 turbo foi um dos carros mais legais que eu testei. Sistema de som Fender, era o máximo.
Abração, meu amigo!