Híbridos da Fiat chegam ao mercado

Após muita especulação e alguns spoilers nos últimos meses, a Fiat finalmente lançou seus primeiros veículos híbridos. Os escolhidos, os modelos Fastback e Pulse, ganham versões híbridas leves flex equipadas com o motor T200 Hybrid. 

As novas versões híbridas chegam para competir em um segmento que vem ganhando cada vez mais atenção dos consumidores e das montadoras. Com esta iniciativa, a Fiat busca não apenas manter sua posição no mercado, mas também se posicionar como uma das pioneiras na oferta de tecnologias que combinem eletrificação e etanol no Brasil.

Pulse Impetus
Pulse Impetus

As versões escolhidas para a introdução da tecnologia híbrida foram a Audace e a Impetus, tanto do Fastback como do Pulse, por serem as mais vendidas da linha. Essas versões não serão mais vendidas com a motorização somente a combustão.

O lançamento faz parte de um plano mais amplo da Stellantis, que prevê investimentos de R$ 32 bilhões até 2030 para o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos para o mercado brasileiro. Este plano inclui o lançamento de mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, abrangendo opções híbridas e 100% elétricas.

Pulse Audace
Pulse Audace

Motorização

O motor T200 Hybrid, que equipará as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse, representa um avanço em termos de eficiência energética, quando comparado às versões somente a combustão. 

O sistema híbrido da Fiat utiliza um motor elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida convencional, somado ao 1.0 turbo da Fiat. Este motor elétrico tem capacidade de gerar até 3 kW (4,1 cv) de potência adicional, contribuindo para o desempenho e eficiência do veículo. 

O sistema é formado pelos seguintes componentes:

  • Duas baterias de 12V: Uma de chumbo-ácido localizada no cofre do motor e outra de íon de lítio posicionada abaixo do banco do motorista.
  • Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module): Este módulo de comutação é responsável por conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo uma operação eficiente e carga adequada.
  • Motor elétrico multifuncional: Um motor de 12V e 3 kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado pela bateria auxiliar de íon de lítio.

O sistema híbrido da Fiat opera em quatro modos distintos:

  • e-Start&Stop: Durante paradas completas, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
  • e-Assist: Durante acelerações e retomadas, as baterias fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível.
  • Alternador Inteligente: Este modo possui duas funções dependendo do estado de carga das baterias. Pode atuar como alternador para carregar as baterias quando estão com baixa carga, ou manter-se neutro quando as baterias estão carregadas.
  • e-Regen: Durante as desacelerações, o sistema converte energia mecânica em elétrica, armazenando-a nas duas baterias. Este processo é capaz de recuperar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motor convencional.

Para auxiliar o motorista, o novo painel digital (7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace) exibe imagens representativas de cada fase do ciclo, permitindo que o condutor gerencie a eficiência do veículo.

Mantendo a potência de 130 cv e 20,4 kgfm de torque do motor 1.0 turbo, o sistema híbrido proporciona uma redução no consumo de combustível de até 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol para o Fastback, e 10,7% tanto na gasolina quanto no etanol para o Pulse. O câmbio é automático tipo CVT de 7 marchas. 

Segundo o programa brasileiro de etiquetagem, o Fastback faz 12,6 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol na cidade, e 13,9 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol na estrada. 

Já o Pulse faz 13,4 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol no ciclo urbano, e 14,4 km/l com gasolina e 10,2 km/l com etanol na estrada. 

Importante destacar que se trata de um sistema híbrido leve, ou seja, o motor elétrico não traciona as rodas, atuando apenas como suporte ao motor a combustão. 

Fastback Impetus

Fastback 2025

O Fastback, lançado em 2022, recebe algumas atualizações para a linha 2025, para além do sistema híbrido das versões Audace e Impetus. 

Sem quaisquer alterações em design, o modelo agora oferece uma central multimídia de 10,1 polegadas a partir da versão Audace, equipado com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregador por indução para smartphones, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para o banco traseiro.

Os sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Direção) estão disponíveis a partir da versão Audace, mas o Fastback peca em segurança por vir com apenas 4 airbags. 

Uma novidade é a introdução da cor Azul Amalfi, (exclusiva das versões Audace e Impetus). A versão Impetus oferece ainda o teto bicolor de série.

Pulse 2025

A grande novidade nos dois modelos é a adição do sistema híbrido T200 nas versões Audace e Impetus. 

O Pulse conta com carregador por indução, painel 100% digital e o sistema multimídia com até 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Os sistemas ADAS também estão presentes a partir da versão Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos farois, com farol alto automático. 

A nova cor Azul Amalfi também é exclusiva para as versões Audace e Impetus. O teto bicolor é opcional na versão Audace e de série na Impetus.

Fastback Audace
Fastback Audace

Preços

As novas versões híbridas do Fastback e do Pulse estarão disponíveis nas concessionárias Fiat em breve.

Fastback Hybrid 

Audace R$ 151.990

Impetus R$ 161.990

 

Pulse Hybrid

Audace R$ 125.990

Impetus R$ 140.990

 

Os preços são R$ 2 mil a mais do que as versões anteriores

Fiat Fastback T200 Hybrid – Ficha Técnica

Fiat Pulse T200 Hybrid – Ficha Técnica

Veja mais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada