Guilhotina: Volkswagen literalmente corta encosto de cabeça do Up 2021 para não gastar com cinto de três pontos
Up 2021 – A engenharia brasileira é notável. Por aqui, montadoras operam verdadeiros milagres para ajustar modelos de outros mercados para o nosso. Um desses casos é o up!. O pequeno VW chegou ao mercado em 2014, cheio de evoluções adequadas às novas exigências de segurança que sepultaram seus ancestrais Kombi e Gol G4.
E como a ideia era fazer dele um sucessor do próprio G4, na base da gama, a Volks precisou “ajustar” o carro ao padrão tupiniquim. Primeiramente foi preciso esticar o carro para caber o estepe e trocar a tampa do porta-malas totalmente revestida de vidro por outra com o aço à mostra (mais barata).
E, por dentro, foi preciso tirar “gordura” nas laterais para espremer três adultos na segunda fileira. Algo quase desumano, mas a engenharia deu conta. Afinal, o Up não era para ser um carrinho descoladinho para o jovem brasileiro, ou aquela segunda opção na garagem para ir até o Centro, como é sua proposta na Europa. Aqui, ele seria o carro da família.
Mas, eis que a legislação brasileira passou a exigir cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes de automóveis em produção, a partir deste ano. A Fiat correu para pendurar um terceiro cinto no teto do Mobi, a Renault já tinha se antecipado em 2017, com o Kwid. Já a VW foi mais engenhosa: tirou o encosto de cabeça central do Up 2021.
Agora é definitivo que o carro leva apenas quatro passageiros, pois ele oferece cintos de segurança e encostos de cabeça somente para os passageiros das extremidades do banco traseiro. Os itens centrais foram removidos.
Nem mesmo a cadeirinha pode ser montada ao centro, pois o Isofix tem ganchos apenas para as posições laterais. Inclusive há um ícone de advertência estampado na forração do banco, que indica que não se pode colocar o assento infantil no centro.
A VW sacou que era mais barato vendê-lo como era seu projeto original, do que queimar vela com mau defunto. Afinal, o up! é um fracasso de vendas e não há razão para gastar dinheiro no desenvolvimento do quinto cinto de três pontos, sendo que nem mesmo na Europa ele existe.
Up 2021
Para 2021, o carrinho será oferecido apenas na versão Xtreme TSI, ao preço sugerido de R$ 60.990. Um valor salgado que faz dele mais caro que o Gol, Fox e até mesmo a versão de entrada do Polo. Mas conta a favor da versão é que ele é equipado com o espevitado motor TSI 1.0 turbo.
No up!, o motor entrega 105 cv e 16,8 mkgf de torque, ou seja, 15 cv e 3 mkgf a menos que na versão TSI 200 do Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Por outro lado, o up! é bem levinho e acelera como o diabo. Além disso, é o único TSI manual, fator que faz ele um dos mais divertidos para se guiar.
Xtreme
A versão Xtreme não é novidade na gama VW. O Fox também conta com essa opção, que se apresenta como uma opção esportiva, com direito a rack de teto, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, molduras nos para-choques e a tampa do porta-malas em preto (que é padrão nas versões TSI).
Por dentro, o Up de R$ 61 mil oferece direção elétrica, ar-condicionado analógico, rádio (com Bluetooth, USB e sensor de ré gráfico), vidros dianteiros e retrovisores elétricos.
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