GM apresenta Hummer EV, a picape com 1,5 mil kgfm de torque

GM apresenta Hummer EV, a picape elétrica com 1,5 mil kgfm de torque

Depois que a Tesla apresentou a Cybertruck, com seu desenho feito num Apple II, todo mundo ficou interessado no segmento de picapes elétricas. Entre elas, a General Motors, que ressuscitou o nome Hummer para criar sua primeira picape movida a pilha.

A GMC Hummer EV acaba de ser revelada. Seu visual remete aos finados Hummer, que eram inspirados no HUMVEE das forças armadas norte-americanas. Moderna, ela permite retirar os painéis do teto para deixá-la conversível, dentre outras excentricidades que vão além das picapes mundanas.

Galeria de Fotos da Hummer EV

O chassi da Hummer HV

Como toda picape de grande porte, ela utiliza carroceria separada do chassi. Mas o grande lance é que seu chassi funciona como berço para as baterias. Elas ficam seladas entre longas longarinas. Outro detalhe desse carro é que cabine e caçamba são feitas numa estrutura só.

Ela também conta com suspensão a ar, que permite ajuste de altura. Ou seja, elas podem rodar na estrada mais baixa, otimizando o centro de gravidade e mais elevada no fora de estrada, sem comprometer a integridade do berço de baterias. Claro que tem tração nas quatro rodas, chamada de e-4WD, e uma das novidades é que pode esterçar, em baixas velocidades, as rodas dianteiras e traseiras no mesmo ângulo, permitindo que se desloque diagonalmente o que facilita a transposição de determinados tipos de obstáculos.

Embaixo do capô

Mas o grande barato está sob o capô, que é vazio. Isso mesmo. Ao invés de um imenso V8 há um bagageiro na parte frontal. Abaixo do compartimento, fica o primeiro dos três motores do Hummer EV. O trio entrega nada menos que 1.013 cavalos, como um Bugatti Veyron. No entanto, o torque combinado dos propulsores é de 1.589 kgfm. É superior ao de um caminhão extrapesado.

As baterias da Hummer EV

Lembra do berço das baterias? Pois é, ele acomoda módulos de absurdos 200 kWh. Essas pilhas são mais que necessárias para alimentar os motores desse gigante. Para se ter uma ideia, as baterias pesam cerca de uma tonelada, fora o resto do carro. Mesmo assim, ela acelera de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos.

Para carregar as baterias não tem mistério. Ela é compatível com os sistemas públicos de carregamento rápido de 800 Volts DC de ate 350 kW, graças a um sistema que muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento. Com isso em apenas 10 minutos é possível carregar as baterias para uma autonomia de quase 160 quilômetros. Com carga completa, a Hummer EV tem uma autonomia estimada de 560 quilômetros com carga total.

Ao contrário da Cybertruck que ainda está na base do “vamos ver”, a GMC Hummer EV já está pronta. A GM colocou a edição de lançamento à venda por US$ 112 mil (R$ 625 mil), que esgotou em menos de 15 minutos.

Dessa vez, Elon Musk comeu poeira.

Curta um pouco dessa nova picape no vídeo abaixo:

 


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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