Ford volta a oferecer Transit no Brasil

A Ford acaba de lançar a nova geração do Transit no Brasil. O comercial leve volta ao mercado, mas desta vez importado do Uruguai. A marca do Oval Azul aposta forte no modelo, que é líder de vendas na Europa e nos Estados Unidos.

Sem produção local, a Ford sabe que o segmento de comerciais leves tornou-se seu carro-chefe no Brasil. Apesar de apostar em modelos de luxo como Mustang, Edge e Bronco, quem tem pago as contas da marca por aqui é a Ranger. E com o Transit ela poderá conseguir volume, uma vez que a produção na unidade da Nordex, praticamente faz do modelo um nacional, devido ao acordo do Mercosul.

Com o objetivo de enfraquecer a soberania da Mercedes-Benz Sprinter, que é fabricada no Brasil, a Ford acredita que o Transit pode ganhar mercado pelo seu conjunto mecânico. O modelo é equipado com motor turbodiesel EcoBlue 2.0 de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, que atende ao protocolo de emissões Proconve P7.

A unidade é combinada com transmissão manual de seis marcas e a tração é traseira, como é trivial em veículos dessa categoria. Comparada com a van alemã, o Transit conta com 7 cv e 4,9 quilos de torque a mais. Números que, em tese, fazem dela mais esperta.

 

 

Custo operacional

 

De olho no custo operacional do frotista e transportadores, a Ford também anuncia que o motor do Transit utiliza lubrificante 5W30 com durabilidade de 20 mil quilômetros. O modelo ainda conta com função Start-Stop e direção elétrica para reduzir o consumo.

Outra novidade do Transit é o seletor de condução. Ela conta com três modos: Normal, Econômico e Escorregadio. O sistema atual diretamente na distribuição de torque, respostas do acelerador e funcionamento do ar-condicionado.

 

Versões do Transit

 

A princípio a Transit chegará ao mercado na versão Minibus, com capacidade para 15 ou 16 ocupantes. Há ainda versão para até 19 pessoas embarcadas. Posteriormente, chegarão as versões furgão, assim como chassi-cabine.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, a Ford instalou um estribo lateral elétrico. O Degrau se recolhe por um comando no painel de instrumentos. Trata-se de um recurso que torna o acesso a pessoas com dificuldades de mobilidade mais fácil.

 

Conteúdos

 

E não é só o acesso do passageiro que ficou mais confortável. O motorista também conta com recursos como direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia flutuante, com sistema Sync (com conexão com smartphones, Waze, seis portas USB e botão rápido para acionar a assistência 24h Ford), conexão com aplicativo Ford Pass que tornam a labuta menos desgastante.

Ele ainda é equipado com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de permanência de faixa e frenagem autônoma emergencial. O pacote de segurança ainda conta com estabilização de ventos laterais e controle eletrônico anticapotamento, que atuam em conjunto com os controles de estabilidade e tração.

 

Informações técnicas do Transit:

TransitMinibus-FichaTécnica_Final

 


 

Fotos: divulgação

 


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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