A nova geração da Ranger vai chegar no segundo semestre desse ano e será produzida na América do Sul, mais especificamente na fábrica da Ford de Pacheco, na Argentina. E a montadora nos convidou pra conhecer de perto a nova linha de produção que foi feita especialmente pra receber a picape que será totalmente nova.
Já vou adiantar pro leitor ansioso que nós vimos a picape e ela está linda! Com um design na mesma pegada da irmã maior F-150, que já está sendo vendida aqui no Brasil. Mas, não deixaram a gente chegar perto e muito menos tirar fotos. Porém, no site da Ford Austrália já tem essas imagens aqui:
As que mostraram pra gente eram equipadas com motor V6 3.0 turbodiesel AWD. Mas pode ser que também venha com motor 2.0 biturbo diesel e câmbio automático de 10 marchas, como as opções disponíveis na pré-venda australiana.
Os processos de fabricação de Pacheco agora são conectados 4.0, visando novo padrão de qualidade.
“A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, diz Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina.
Construída em uma área com mais de 1 milhão de metros quadrados, a planta compreende todas as etapas do processo de manufatura, incluindo estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além de uma unidade de motores e áreas administrativas
Como parte da transformação da planta, a capacidade anual instalada foi ampliada em cerca de 70%, alcançando 110.000 veículos. A linha de montagem final é duas vezes e meia maior e conta com 2 quilômetros de novos transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio. A área de Estamparia recebeu uma nova linha de prensas de alta velocidade, quatro vezes mais rápida e com prensas com capacidade de até 2.500 toneladas–as anteriores chegavam a 1.200 t.
Na área de Carrocerias foram instalados 318 novos robôs inteligentes, que realizam 95% dos pontos de solda da carroceria automaticamente. Novos dispositivos geométricos garantem a aplicação da solda nos pontos exatos e também controlam a estabilidade dimensional da carroceria, com o auxílio de câmeras de alta precisão, capazes de detectar desvios da ordem de centésimos de milímetro.
Outras novidades incluem ainda um sistema automático de controle de ferramentas de torque, um sofisticado sistema de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da picape.
Pelo menos por enquanto a fábrica da Ford de Pacheco só produz a Ranger atual e toda essa parte nova vai produzir a nova geração da picape. As linhas recém instaladas já estão funcionando em testes e protótipos da nova Ranger, esperando a produção em larga escala. Os times receberam mais de 40.000 horas de treinamento para trabalhar com os novos sistemas.