Ford Ranger FX4 e Storm

Ford Ranger FX4 e Storm: duas gigantes que atendem aos seus públicos

 

Assim como no universo dos carros, o mundo das picapes também tem consumidores para as mais variadas utilizações. Para quem não conhece a sofisticação tecnológica de uma picape, hoje pode-se afirmar tranquilamente que a tecnologia construtiva de um desses robustos veículos chega a impressionar. Eles podem atender aos anseios e necessidades dos mais variados tipos de consumidores.

 

 

A Ford tem em sua linha de picapes a robusta e consagrada Ranger, que pode ser adquirida, por exemplo, nas versões FX4 (sigla para FordX4, ou “Ford com tração nas quatro rodas”) e Storm (tradução para “tempestade”). Apesar de compartilharem uma mecânica bastante semelhante e visual aventureiro e robusto, são destinadas a públicos diferentes. As duas são impulsionadas pelo durável motor Duratorq 3.2 de cinco cilindros em linha, turboalimentado a diesel, que gera 200 cv de potência máxima com um torque abundante de 48 mkgf, surgindo forte desde os baixíssimos regimes de rotações.

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Esse fato garante uma ótima dirigibilidade para as duas versões, mesmo com carga máxima a bordo. Além do motor, Storm e FX4 compartilham o câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, que permite uma saída convencional de força para o eixo traseiro ou, se necessário, outra simultânea para o eixo dianteiro. Assim, os modelos se tornam 4×4 e podem transpor quaisquer tipos de terrenos, seja com lama, terra ou areia, além de certa imersão na água e, lógico, asfalto.

 

 

Com esse recurso da tração nas quatro rodas, tanto a Ford Ranger FX4 quanto a Storm são capazes de atravessar os mais complicados obstáculos, sempre com boa calibração das suspensões, garantindo um meio termo entre conforto e capacidade off-road. E, mesmo assim, atendendo às necessidades e anseios de públicos diferentes. Como?

 

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Apesar do visual invocado nas duas picapes Raça Forte, com direito a faróis e lanternas escurecidos, adesivos especiais pela carroceria, adereços off-road e uma pitada de esportividade nos traços externos, fora a mecânica, chassis e powertrain igualmente confiáveis, FX4 e Storm tem personalidades distintas. Isso é reforçado, principalmente, no design e acabamento.

 

 

A Ranger Storm, lançada em 2020, destaca-se pela praticidade de uso. Tudo nela é dedicado ao dia-a-dia. Suas rodas de liga leve aro 17 na cor preta vestem pneus do tipo lameiros, de ótima performance no barro e areia, por exemplo, enquanto as barras de proteção da caçamba, conhecidas por santantônio, são grandes e cobrem praticamente toda a lateral do compartimento. Isso facilita a fixação de cargas e acomodação de objetos, no melhor estilo profissional.

 

 

Para-barros, estribo lateral exclusivo e a grade com a inscrição Storm, remetendo àquele visual das Ford Raptor, são outros diferenciais, assim como a iluminação externa com acabamento escurecido e retrovisores/maçanetas anodizados na cor preta. Sua cabine segue a linha da robustez e praticidade sem perder conforto com os bancos em tecido, ar-condicionado, multimídia de 8”, painel de instrumentos com duas telas digitais repleto de informações, sistema de som com leitor de CDs etc. O bom acabamento é de série, assim como vários itens de segurança e comodidade.

 

 

É bastante indicada para quem procura algo com visual especial, design invocado, mas prefere praticidade e facilidade para o uso cotidiano, especialmente off-road. É um veículo destinado para uso no campo, por exemplo, onde a Ford Ranger Storm serve como uma ótima ferramenta de trabalho.

 

 

Apesar das semelhanças, a Ford oferece outra opção para quem busca uma Ranger diferenciada: a FX4, nomenclatura de muito sucesso que já está há duas décadas no mercado mundial. Aqui no Brasil, a Ranger FX4 foi apresentada em março de 2022 e tem como principal atrativo a sofisticação e o refinamento de uma versão que se aproxima da Limited, topo de linha e mais completa da gama Ford. Mantendo tudo aquilo de bom que está na Storm, como a mecânica impecável, confiabilidade de sobra e o powertrain repleto de virtudes.

 

 

Mas, claro, sua sofisticação não se resume ao acabamento. Ela também é notada pelo visual diferenciado, que se inicia pelas rodas de 18” escurecidas, além dos pneus cidade/campo que se adequam em quaisquer pisos (caso necessário, o conjunto lameiro com rodas 17” da Storm é oferecido opcionalmente na FX4), dianteira com grade exclusiva e faróis em LED, e o pacote visual fora de estrada completo (estribos laterais, para-barros, arcos de rodas e santantônio, todos funcionais).

 

A cabine alia ainda uma pegada mais esportiva, realçada pelos bancos em couro únicos com grafia FX4, volante, alavanca de câmbio/freio de mão e laterais de porta com material premium e costuras vermelhas.

 

 

A pitada esporte sem perder conforto também fica clara com o painel acabado em material que simula fibra de carbono, também presente nas portas, ou até na maior oferta de equipamentos de luxo e requinte, como o ar-condicionado digital automático de duas zonas, multimídia com funções exclusivas, retrovisor interno fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular ou banco do motorista com ajustes elétricos.

 

 

Em resumo, pode-se afirmar que a FX4 é uma Ranger criada para dar conforto e sofisticação para os ocupantes, mas sem perder a valentia e robustez. É um produto ideal para quem busca aventura, capacidade off-road, além de muita tecnologia.

Na linha de acessórios, a Ranger oferece uma grande variedade de opções para ambas as versões como snorkel, que facilita a transposição em áreas alagadas em até 800 mm, além de caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, engate de reboque, protetor e iluminação da caçamba, soleira em LED, entre outros.

 

 

É interessante que veículos basicamente semelhantes e com mecânicas praticamente iguais possam ter personalidades tão distintas.  Com a Ranger Storm a Ford atende aos anseios e necessidades dos consumidores que vão utilizar o veículo para uso misto entre trabalho e lazer. Já a FX4 e seu lado esportivo, luxuoso e valente conta com itens de série requisitados, mas sem perder os méritos de uma Ford Ranger turbodiesel 4×4. São parecidas, porém diferentes. Quem sai ganhando é o consumidor.

 

 

Fotos: Lucca Mendonça

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