Red Bull e Alpha Tauri terão motores da marca americana. História da Ford na F1 colecionada vitórias e títulos
A Fórmula 1 terá o retorno de uma marca centenária a partir de 2026: a Ford está de volta à categoria máxima do automobilismo mundial após mais de 20 anos. Ela será parceira da Red Bull, atual bicampeã da modalidade. Com isso, a “nova era” da F1 terá novas montadoras. Além da Ford na F1, também está confirmada a Audi com a Sauber. Também a GM estuda participar com uma parceria entre Cadillac e Andretti.
“Este é o início de um novo capítulo emocionante na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô venceu a corrida que ajudou a lançar nossa empresa”, disse Bill Ford, presidente executivo. “A Ford está voltando ao topo do esporte, ao lado da campeã mundial Oracle Red Bull Racing, trazendo a longa tradição da Ford em inovação, sustentabilidade e eletrificação para um dos palcos de maior visibilidade do mundo.”
A Ford vai fornecer os motores da Oracle Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri, a partir de 2026. Naquele ano, iniciará um novo regulamento em que as equipes terão que usar motores elétricos (híbridos) e combustível sustentável.
Quando isso se concretizar, a Ford será a única montadora a disputar desde as categorias de base até a Fórmula 1, incluindo WEC e IMSA. A marca do oval azul ainda disputará as 24 Horas de Le Mans com o Mustang GT3, no WRC com o M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1, na Baja 1000 com a Ranger Raptor e o Bronco, e na NASCAR, NHRA e Supercars com o Mustang.
A Ford vai fornecer conhecimento técnico em todas as áreas nas quais possa agregar valor à equipe líder do mundial. As áreas a serem exploradas em conjunto incluem o desenvolvimento de motores a combustão e outras tecnologias chaves, como células de bateria, motores elétricos e softwares de controle e análise de unidades de potência.
A história da Ford na F1 possui vários feitos. O icônico motor Ford-Cosworth é o terceiro no ranking de vitórias da categoria. Além disso, já conquistou títulos com a Lotus, com Emerson Fittipaldi, além de Tyrrell, McLaren e Williams. Inclusive é da Ford o motor que deu o primeiro campeonato do mundo de Michael Schumacher na Benetton, com o Ford Zetec R V8.