Esportivo feroz com controle total
O nome Mustang sempre foi sinônimo de alta performance e desempenho marcante. Em 1964, quando o notável modelo Ford foi lançado, era oferecido em versões de 6 e 8 cilindros. Mas sempre foi a versão V8 que cativou o consumidor norte-americano, e acabou fazendo a fama do prodigioso Ford por todo o mundo.
Tanto que as versões lançadas em edições especiais sempre marcaram sua época pelo desempenho que assustava a concorrência. E, agora em 2025, não poderia ser diferente. O novo Ford Mustang GT Performance Manual chegou ao mercado brasileiro arrasando quarteirões: com o seu motor V8 Coyote de 5.0 litros, que agora gera 492 cv, e um brutal torque máximo de 58 mkgf, o esportivo da Ford é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos, ou praticamente o mesmo tempo da versão automática de dez velocidades.
Para quem pensa que a Ford, com seus mais de 120 anos desenvolvendo tecnologias para automóveis, não colocaria um câmbio manual de 6 marchas em seu superesportivo, se enganou redondamente. O novo Mustang GT Performance Manual traz uma moderna e robusta caixa de seis velocidades fornecida pela alemã Getrag, uma das mais conceituadas fabricantes de caixas de câmbio. O seu motor Coyote foi recalibrado visando a utilização de um câmbio manual, buscando alta performance.
Com um novo corpo de borboletas que permite ao propulsor respirar ainda melhor nas altas rotações e um sistema de escapamento elaborado, o valente V8 produz sua potência máxima aos 7250 rpm, enquanto os 492 cv gerados pelo motor de 5 litros permitem um desempenho excelente de, praticamente, 100 cv/litro.
Para essa versão de altíssima performance, a Ford com a experiência de sua famosa engenharia, desenvolveu relações de marchas que transformam o ato de dirigir em uma verdadeira experiência de pilotagem. Nem é preciso descrever o ato de acelerar essa fera, trocando de marchas sempre acima das 7.200 rpm nesse V8 de duplo comando por cabeçote e 4 válvulas por cilindro, todo confeccionado em alumínio.
Se você acha que esse desempenho comprometeu a dirigibilidade nos médios e baixos regimes de rotações, um engano. O aprimorado motor V8 Coyote, que gera o seu torque máximo a 4900 rpm, já garante 80% da sua força ao redor dos 2.000 rpm, fazendo com que o Ford Mustang GT Performance Manual tenha retomadas de velocidades e acelerações dignas de um esportivo de alta estirpe.
O Ford Mustang GT Performance Manual não oferece ao seu sortudo comprador apenas o desempenho de alto nível. Nos freios, por exemplo, o potente sistema foi desenvolvido pela italiana Brembo, que também desenvolve componentes para a Fórmula 1. Nesse novo Mustang, as enormes pinças são pintadas na cor vermelha, dando um charmoso toque ao refinado sistema.
Na dinâmica dessa edição exclusiva, as suspensões independentes nas quatro rodas dão o tom da estabilidade e da dinâmica equilibrada de um carro que, em sua distribuição de peso, beira a perfeição: 55% no eixo dianteiro e 45% no traseiro. O equilíbrio nas curvas velozes é garantido também pelos largos pneus que calçam rodas aro 19, com 255 mm na dianteira e 275 mm na traseira. Estabilidade e aderência garantidos mesmo nas condições mais severas.
A eletrônica apurada auxilia nas pilotagens mais delicadas do Mustang Manual. Uma tecnologia eletrônica auxilia na condução dessa fera, fazendo até mesmo o punta-tacco automaticamente nas reduções de marchas. Outro auxiliar eletrônico permite o aquecimento dos pneus traseiros com o carro parado, através de um burnout controlado. Ainda há o sistema Flatshift, que garante mais agilidade na pilotagem, graças a possibilidade de as trocas de marchas serem feitas sem tirar o pé do acelerador.
Por dentro, um interior personalizado com bancos especiais Recaro do tipo concha, que, além de muito confortáveis, acomodam muito bem motorista e acompanhante. No console central, próximo da curta e ergonômica alavanca do câmbio manual, o registro da exclusividade da versão: são apenas 200 unidades importadas para o mercado brasileiro, cada uma com seu número de identificação gravado numa plaqueta metálica.
Por essas e outras, foi sucesso imediato: em apenas 1 hora após o início das vendas do carro, todas a 200 unidades da edição especial foram vendidas! O interessante é que a grande maioria dos compradores dessa edição especial foram justamente proprietários de outras versões ou gerações do Mustang, e sabiam de suas qualidades como carro de alta performance.
Os felizes proprietários dessa edição especial começarão a receber o Ford Mustang GT Performance Manual a partir de julho, quando os primeiros exemplares aportarão aqui no Brasil. Carros exclusivos para pessoas exclusivas.
Veja também:
- Jeep Renegade 2026 está mais barato; veja preços
- Volkswagen Tera: SUV tem preço de abalar mercado
- Caoa Chery: híbridos têm até R$ 20 mil de desconto