Ford Mustang completa seu 58º aniversário mais moderno e jovem do que nunca
Mustang, o pony-car da Ford, começa a ocupar o posto de um dos carros mais tradicionais e duradouros da indústria automobilística mundial. São 58 anos desde seu primeiro lançamento em abril de 1964, e hoje um dos esportivos mais conhecidos do mundo já está em sua sexta geração.
Ano após ano, o esportivo da Ford vai ganhando tecnologias e design cada vez mais apurado, que o colocam sempre como um carro atual e moderno, seguindo a tendência do que o consumidor mundial de carros esportivos espera. O Mustang sempre despertou o sonho e as ambições de quem curte a diversão de guiar um legítimo pony-car mas, ao mesmo tempo, preza pela confiança de uma marca tradicional que comercializa veículos no mundo há 119 anos.
A versão Mach 1 2022 do Mustang, que já chegou ao Brasil, traz o DNA da marca do cavalo selvagem, principalmente, na mecânica: motor V8 de 5.0 litros, o Coyote, que produz mais de 480 cv e quase 57 mkgf de torque; câmbio automático de 10 velocidades com engates rápidos; suspensões independentes nas quatro rodas, que permitem uma dinâmica invejável até para um esportivo; além do design exclusivo que concilia de maneira competente a aerodinâmica e estilo.
Para se ter uma ideia, ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e atinge facilmente os 250 km/h de velocidade máxima. Até a paleta de cores vibrantes, com tons como vermelho, azul, verde, laranja e roxo, condiz com a proposta arisca do carro.
História que beira as seis décadas
O Ford Mustang surgiu como ideia no final dos anos 50, nos Estados Unidos, onde normalmente os carros eram grandes e com motores ainda maiores. Todos pesados, e beberrões. Percebendo esse exagero, deu-se início no projeto do pony-car da Ford no início da década de 60, que prometia mudar por completo esses padrões.
Ele proporia ser um veículo pequeno e leve, com espírito jovem e esportivo, e, claro, sem deixar de lado a boa performance proporcionada pelos belos motores de alta cilindrada. Em 1964, no lançamento, ele poderia trazer propulsores de seis cilindros em linha ou oito cilindros em V, suprindo as necessidades de vários tipos de consumidores.
A receita deu muito certo, e antes de 1966 o Ford Mustang já batia seu primeiro milhão de unidades vendidas. A partir daí, outras quatro futuras gerações conquistaram ainda mais admiradores e fãs do pony-car norte-americano, que virou marca registrada e se espalhou também pelo mundo (países como Nova Zelândia, Austrália e Coréia do Sul, por exemplo, registram altas vendas do esportivo). Isso sem falar na personalidade própria criada dentro da marca, tamanho seu sucesso e tradição.
A sexta geração, atual, comercializada no Brasil a partir de 2018, trouxe consigo a modernidade construtiva de carroceria, chassi e mecânica que conquistaram definitivamente o consumidor mundial.
Além de diversas tecnologias embarcadas como multimídia conectiva, painel de instrumentos digital e funções remotas via smartphone, ele se destaca pelos potentes freios a disco Brembo, controle eletrônico de arrancada, diversos aparatos de segurança e até assistentes de condução.
Para se ter uma ideia do sucesso desse esportivo da Ford, já são mais de 11 milhões de unidades vendidas mundo afora. A importante marca de 10 milhões foi batida em 2018. No Brasil, durante esses últimos quatro anos, o Mustang já emplacou 2.300 carros, sendo quase 500 deles em 2021.
Um aniversariante de peso que vai se atualizando e ficando jovem a cada ano, levando aos entusiastas cada vez mais diversão e esportividade ao volante sem perder nada em requinte e segurança. O sucesso do Ford Mustang é inegável mesmo após seus 58 anos de vida, comprovado por muita evolução e crescimento, inclusive no ranking de vendas.
Você duvida que a marca Mustang, com pony-cars V8 ou elétricos de alta performance, vai continuar sendo um sucesso por mais muitos anos? Eu não…
Douglas Mendonça é jornalista na área automobilística há 46 anos.
Trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP).
Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004.
🚗 Parceiro: Olho no Carro
Para ter o desconto de 25%, acesse o link https://www.olhonocarro.com.br/?coupon=camanzi25
👪 TORNE-SE MEMBRO e tenha acesso a conteúdos exclusivos:
https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br
DÚVIDAS: contato@carroscomcamanzi.com.br
👉 INSCREVA-SE no Canal e ATIVE o sininho. Só assim você recebe os avisos de novos vídeos.
São só dois cliques! Super fácil! Combinado?
É só clicar AQUI: https://goo.gl/TW6YW5
😉 O que a gente gosta a gente compartilha, certo? Então, espalha o vídeo pros amigos!
Assim você ajuda muito o Canal a crescer e continuar trazendo novos vídeos para você.
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial/
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi/
📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50