Ford Pro Electric SuperVan foi revelada no Festival da Velocidade de Goodwood. Utilitário elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2s
A Ford Performance criou talvez a van elétrica mais nervosa do mundo! A Ford Pro Electric SuperVan foi exibida no Festival de Velocidade de Goodwood, e vai encarar a prova de subida no tradicional evento no Reino Unido. Para ter ideia da insanidade, a van elétrica tem de 2.000 cv e acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. ASSISTA:
Mas antes que alguém sonhe em ter uma van nervosa como essa na firma, trata-se de um showcar. A Pro Electric SuperVan foi desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela Stard, especializada em carros elétricos de competição, na Áustria. O objetivo é ser uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit.
LEIA TAMBÉM:
Ford Transit Furgão
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil
Teste com a Ford Ranger FX4 2023
BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
O modelo conta com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e um sistema especial de controle. O seu chassi, desenvolvido especialmente para as pistas, é baseado na E-Transit, primeira versão elétrica da van mais vendida da Europa. O interior tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma grande tela multimídia vinda de veículos de produção da Ford, como o Mustang Mach-E.
A van de competição combina a estrutura de aço da E-Transit com paineis de carroceria em composto leve. O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em um carregador rápido padrão.
SuperVan: histórico da Ford
Essa criação elétrica não é a primeira van nervosa feita pela Ford. A primeira supervan da marca foi a Transit Mk. 1, foi apresentada em 1971 com motor central do Ford GT40 vencedor de Le Mans. A fórmula foi aprimorada na Transit Mk. 2, com carroceria de fibra de vidro e a estrutura monobloco do carro de corrida C100 da Ford, com motor V8 Cosworth de 590 cv. Esse modelo mais tarde renasceu como a repaginada Transit Mk. 3, com motor Cosworth HB de 650 cv compartilhado com carros de Fórmula 1 da época.
Fique pertinho da gente:
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.