Ford confirma três eletrificados para o Brasil em 2023

Brasil e países da América do Sul terão novos eletrificados. Ford Maverick Hybrid e os elétricos Match-E e E-Transit chegam no próximo ano

Thiago Ventura

Sem fábrica no Brasil, marca americana agora avança rumo à eletrificação no mercado latino-americano. A Ford confirmou que vai lançar a partir do próximo ano os novos elétricos Ford Mustang Match-E, a van E-Transit e a Maverick Hybrid. A rival da Fiat Toro será a primeira a chegar e terá um badge interessante.

A Maverick Hybrid será a primeira picape híbrida do Brasil e chega já no  início de 2023. O conjunto foi lançado nos Estados Unidos longo no início das vendas, enquanto aqui chegou apenas com o mesmo motor já conhecido do Bronco Sport.

No caso, a picape terá motor 2.5 aspirado de 164 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.000 rpm associado a um bloco  elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A Maverick Hybrid oferece 193 cv de potência combinada (a soma não é matemática, já que os blocos trabalham em faixas diferentes). Um vacilo da picape é que ela não terá tração integral, como presente no Compass 4xe: os dois motores trabalham apenas no eixo dianteiro.

Leia também:
Ford Maverick e Ranger terão versão Lightning 

BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil

Pensando no segmento de luxo, a marca vai atacar com o Mustang Mach-E, que é a versão 100% elétrica (e SUV) do tradicional esportivo. Além disso, outra aposta é na van elétrica E-Transit.

Apesar de importados eletrificados, a marca americana afirma que o lançamento dos produtos também inclui participação da engenharia no Brasil. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, com sede na Bahia, e sua unidade em Tatuí, SP, têm hoje mais de 1.500 profissionais atuando em projetos globais voltados ao futuro da mobilidade, incluindo sistemas de conectividade avançada, veículos elétricos e autônomos.

“Esses lançamentos estão alinhados com a nossa estratégia de ter modelos elétricos em cada um dos segmentos que são a base do nosso negócio: picapes, SUVs e veículos comerciais”, destaca Daniel Justo, presidente da Ford no Brasil.

Além dos produtos eletrificados, a Ford anuncia um plano para renovar sua planta em Pacheco, na Argentina, onde é produzida a Ranger, a Ford acaba de assinar um acordo para ampliar o fornecimento de energia elétrica renovável para a unidade. Atualmente, cerca de 60% da energia utilizada em Pacheco já é renovável, de origem eólica. Com o novo acordo, esse índice será elevado para 80% em 2023 e atingirá 100% em 2024.

Globalmente, a Ford pretende investir  US$ 50 bilhões globalmente em veículos elétricos e baterias. O objetivo é atingir uma produção anual de 600 mil veículos até o fim de 2023, e de 2 milhões até o fim de 2026. A ideia é desbancar a Tesla na preferência dos consumidores.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada