Fiat Toro ganha coração mais forte

Apesar das boas vendas da Fiat Toro neste nosso mercado em crise – mais de 30 mil unidades desde fevereiro, quando chegou nas concessionárias, e o segundo lugar no ranking de comerciais leves, atrás da Strada (o que tem arrancado sorrisos dos executivos da FCA) – o modelo carecia de uma versão com um motor mais forte do que o 1.8 flex. Agora, chegou a Toro Freedom 2.4 TigerShark Flex, que vem para aumentar a opção para o consumidor, sem tirar nenhuma versão de produção. Ela estará nas concessionárias da marca até o fim deste mês.

O preço, no entanto, é curioso: parte de exatos R$ 98.730, o mesmo da versão diesel. O diferencial, porém, é que a 2.4 Freedom flex, além do novo motor TigerShark que é produzido no México, vem de série com o câmbio automático de nove marchas, enquanto a Freedom diesel vem com um manual de seis marchas. Em ambas, a tração é só nas rodas dianteiras. Outras diferenças ficam por conta do sistema start/stop, que desliga e religa o motor em paradas para economizar combustível; e a tecla Sport, que muda o mapa de calibração do motor deixando a picape com um comportamento mais esportivo. No quesito acabamento, os itens de série que a diferenciam da versão Freedom 1.8 flex, onde a Freedom 2.4 foi baseada, estão: a capota marítima; retrovisores externos elétricos; brake light; luz de caçamba; sensor de pressão dos pneus, volante em couro multifuncional; borboletas atrás do volante para trocas sequenciais; retrovisores externos elétricos e rebatíveis; rodas aro 16”; e uma nova opção de cor perolizada exclusiva, a Branco Polar. Em segurança, vem com controles eletrônicos de tração e estabilidade; sistema anti-capotamento; auxiliar de partida em rampa; e controle da pressão dos pneus.

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Motor

O nome Tigershark é uma homenagem ao feroz Tubarão Tigre – que chega a ter até seis metros de comprimento e é comum no Nordeste do Brasil – e, também, a um avião caça-bombardeiro norte-americano. Com bloco e cabeçote em alumínio, uma das novidades que traz é o sistema MultiAir2, que controla o tempo de abertura das válvulas de admissão por meio de um sistema eletro-hidráulico, gerenciado pela central eletrônica do motor. Tem, ainda, comando de válvulas acionado por corrente metálica, que não necessita de reposição, e sistema que dispensa o reservatório de gasolina para as partidas em baixas temperaturas com etanol, desenvolvido pela Magneti Marelli.

O resultado é que o 2.4 TigerShark entrega 189 cavalos de potência e 24,9 kgfm de torque com etanol e 174 cv e 23,5 kgfm com gasolina, permitindo que a Toro tenha no desempenho um de seus principais atrativos: 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e 200 km/h de velocidade máxima, com etanol, e 10,5 s e 197 km/h, respectivamente, com gasolina.

 

Fichas técnicas: fichas-tecnicas

 

Fotos: divulgação FCA e Camila Camanzi (viajou a convite da FCA)

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