Considerados, ainda, os “únicos” em seus segmentos, Pulse e Fastback foram os primeiros modelos híbridos da Fiat. Apresentados e lançados no final de 2024, eles vieram com a ideia de “reforçar o legado de inovação da marca”.
A tecnologia MHEV da empresa – que nasceu para ajudar a Fiat na transição para uma mobilidade de baixo carbono – foi inaugurada com uma proposta inovadora: por serem conectados, eles permitem à marca acessar aos dados do carro e medir a forma como os clientes os utilizam no dia a dia.
Segundo a Fiat, essa conectividade dá a chance de a fabricante “idealizar tecnologias futuras”, assim como promover melhorias para a experiência dos consumidores.
Neste sentido, a Fiat passou a oferecer aos atuais clientes de Pulse e Fastback – sem avisar, diga-se – um pacote de atualização do funcionamento do sistema híbrido. De maneira simples, o consumidor pode atualizar o conjunto em qualquer concessionária da marca para garantir que o potencial do veículo seja explorado ao máximo.


O que muda em Pulse e Fastback híbridos
O chamado E-Assist (sistema híbrido), dotado de uma central que gerencia os níveis de carga das baterias, foi recalibrado e ajustou o estado de carga das baterias para maximizar a operação. Desta forma, a central que monitora os níveis diminuiu significativamente os momentos em que o E-Assist é desabilitado, permitindo que o sistema seja acionado mais vezes.
Com o novo software, os acionamentos do sistema foram ampliados. E, assim, a dupla pode ser mais econômica e, ainda, emitir menos poluentes. A ideia da Fiat com essa atualização é abranger um grupo maior de clientes que têm algum tipo de uso muito específico e/ou esporádico do carro.
A Fiat afirma que dos mais de 15 mil carros vendidos entre Pulse e Fastback MHEV, menos de 130 clientes (0,8%) relataram dúvidas sobre o tema nos canais de atendimento. A atualização não é obrigatória, mas é recomendável – por isso, os sistemas serão atualizados em todos os carros que passarem pelas lojas.
A marca reitera a qualidade de seus produtos e o respeito aos consumidores e diz que permanece à disposição de seus clientes para esclarecer dúvidas por meio da rede de concessionárias, bem como por seus canais de atendimento.