Ferrari Omologata: releitura única da 250 GTO

Ferrari Omologata

Enzo Ferrari não gostava de vender carros. Fazia por obrigação, para ter recursos para manter o que realmente importava em sua vida: as pistas. E ele tinha razão! Volta e meia aparecia um figurão para reclamar de suas macchine. E ele tinha certeza absoluta que o problema nunca foi o carro, mas o dono. Reza a lenda que Ferruccio Lamborghini decidiu construir carros depois de uma italianíssima troca de farpas com o comendador.

Mas, fabricar carros não era apenas uma necessidade para gerar receita. Nas categorias de turismo, a FIA exigia tiragens mínimas para homologar o carro para uso em pista. Em 1962, a Ferrari construiu o 250 GTO, sigla para Gran Turismo Omologato. O carro deveria ter 100 unidades, mas Enzo montou menos de 40. Ele arrumou uma confusão com registros e carrocerias sem numeração de chassi, que a FIA acabou engolindo.

Hoje, o 250 GTO é uma das Ferrari mais raras do portfólio e detentora do recorde de arrecadação num leilão. Uma das seletas unidades foi arrematada por US$ 48,4 milhões em 2018. Na cotação de hoje, corresponde a R$ 273 milhões.

E o que fazer para ter uma 250 GTO? Bom, se o amigo tem muito dinheiro, influência e alguns cavallini na garagem, pode bater na porta de Maranello e encomendar uma releitura dessa lenda. Foi o que fez um cliente que atende a todas essas características.

Ele encomendou um modelo one-off (de apenas uma unidade) construída sobre a base da 812 Superfast, que foi batizada de Omologata, em menção à 250 GTO, que levou dois anos para ficar pronta. Vista de relance, é fácil enxergar a 812, mas o modelo volta a 1962 nos detalhes.

Na parte frontal, há pequenas saídas de ar próximo ao para-choque, como no carro original. A Ferrari explica que o carro recolhe elementos de seus GTs ao longo de sete décadas. Além disso, é preciso reconhecer que a própria Superfast é um tributo aos clássicos gran turismo dos anos 1950 e 1960. A traseira curta, teto fastback, capô imenso são ingredientes daquela escola de estilo.

No entanto, elementos como grade frontal levemente ovalada, para-lamas traseiro elevado são claras inspirações à GTO. Um dos pontos mais dramáticos do design da Omologata é sua traseira. Ela utiliza lanternas simples, como na F12 Berlinetta (antecessora da Superfast) e substitui o para-brisas por persianas.

Galeria de Fotos da Ferrari Omologata

E sejamos sinceros, se qualquer um de nós fossemos milionários e com moral para entrar em Maranello sem precisar tocar a campainha, claro que exigiríamos um carro que remetesse à mais famosa das Ferrari.

A marca não revela dados técnicos do carro. Mas é sabido que ela utiliza motor  F140 GA V12 6.5, que na Superfast entrega “satisfatórios” 800 cv e 71,8 mkgf de torque. É bastante improvável que a marca tenha feito modificações para ampliar ainda mais a potência do carro. Ainda mais que ela mesmo conta em seu material de divulgação que “um som conhecido de V12 reverbera pela pista de Fiorano”.

A transmissão também é a mesma caixa de dupla embreagem e sete marchas Magna 7DCL750. Já a tração é traseira, como toda Ferrari deve ser, com exceção da FF (que hoje atende por GTC4 Lusso).

300x250

Seus números de performance também não foram divulgados, mas certamente se aproximam dos 340 km/h de máxima da Superfast e aceleração de 0 a 100 km/h  próxima dos 3,0 segundos. E é até prudente não levar esse carro ao limite, afinal só existe um e a gente nem faz ideia de quanto custou.


 

Fotos: divulgação montadora

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada