Ferrari 296 Speciale: 880 CV e Recorde de Peso-Potência

Ferrari 296 Speciale. Foto: Dulvigação.

A Ferrari acaba de introduzir no mercado as novas versões 296 Speciale e 296 Speciale A (versão conversível) com significativas modificações técnicas para elevar o desempenho de sua linha híbrida. Os novos modelos seguem a fórmula tradicional das edições especiais da marca: aumento de potência, otimização aerodinâmica e redução de peso, incorporando tecnologias derivadas do automobilismo de competição para criar veículos de alto desempenho homologados para as ruas.

Ferrari 296 Speciale. Foto: Dulvigação.

Conjunto Híbrido Mais Potente

No coração dos novos modelos está um sistema de propulsão híbrido plug-in aprimorado, que combina um motor V6 3.0 preparado para entregar 700 cv (ante os 663 cv das versões convencionais) e um propulsor elétrico com 180 cv (13 cv a mais que os modelos originais). O resultado é uma potência combinada de 880 cv, superior aos 830 cv das 296 GTB e GTS.

Para alcançar este ganho de potência, a Ferrari realizou diversas modificações no motor a combustão, incluindo alterações na câmara com aumento de 7% na pressão, além da adoção de componentes mais leves e resistentes. O propulsor conta com bielas de titânio 35% mais rápidas, pistões com especificações derivadas do modelo F80 e virabrequim mais leve. Essas modificações não apenas aumentaram a potência, mas também reduziram o peso do motor em 9 kg em comparação ao original.

O conjunto está acoplado ao mesmo câmbio DCT de oito marchas utilizado nas versões convencionais, porém com relações de marcha otimizadas para aproveitar ao máximo o ganho de potência. Toda essa força é transmitida exclusivamente para as rodas traseiras.

Ferrari 296 Speciale A. Foto: Dulvigação.

Desempenho

Segundo dados oficiais da Ferrari, a 296 Speciale acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, enquanto o sprint de 0 a 200 km/h é cumprido em 7 segundos para a versão fechada e 7,3 segundos para a conversível. A velocidade máxima ultrapassa os 330 km/h em ambas as versões.

A eficiência do conjunto também impressiona na pista. A Ferrari garante que a Speciale consegue completar uma volta no circuito de Fiorano, pista de testes da marca na Itália, em apenas 1 minuto e 19 segundos.

Mesmo com toda essa potência, os superesportivos mantêm a capacidade de rodar exclusivamente no modo elétrico por até 25 km, com velocidade limitada a 135 km/h, graças à bateria de 7,45 kWh integrada ao sistema híbrido.

Ferrari 296 Speciale A. Foto: Dulvigação.

Dieta Rigorosa

Um dos pontos mais destacados nas novas 296 Speciale e Speciale A é a significativa redução de peso. A Ferrari optou pelo uso extensivo de fibra de carbono em diversos componentes, resultando em uma redução de 60 kg para o modelo com teto fixo e 50 kg para a versão conversível em comparação com as 296 GTB e GTS, respectivamente.

O material está presente em elementos como painéis de porta minimalistas (feitos em peça única), console central, estrutura dos bancos e em diversas partes da carroceria. As rodas forjadas de fibra de carbono de 20 polegadas também contribuem para a redução de peso e são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 nas medidas 245/35 na dianteira e 305/35 na traseira.

A relação peso/potência atinge 1,6 kg/cv em ambos os modelos, estabelecendo um recorde para uma Ferrari de tração traseira.

Ferrari 296 Speciale. Foto: Dulvigação.

Aerodinâmica Aprimorada

As alterações aerodinâmicas são igualmente significativas. A Ferrari redesenhou completamente os para-choques dianteiro e traseiro, o capô recebeu novas aberturas para melhorar tanto a aerodinâmica quanto o resfriamento do motor, e uma nova asa retrátil com aletas laterais foi incorporada à traseira.

Este novo conjunto aerodinâmico proporciona um downforce de 435 kg a 250 km/h, representando um aumento de 20% em comparação com a 296 GTB. O sistema de controle eletrônico do aerofólio ativo teve seu tempo de acionamento reduzido em 50% entre as posições Low Drag (baixa carga) e High Downforce (alta carga), e ganhou uma nova posição intermediária, a Medium Downforce.

A altura do chassi em relação ao solo foi reduzida em 5 mm, contribuindo para melhorar ainda mais o comportamento aerodinâmico do veículo.

Ferrari 296 Speciale A. Foto: Dulvigação.

Suspensão Derivada das Pistas

No quesito suspensão, as 296 Speciale e Speciale A incorporam tecnologias diretamente derivadas das pistas. Os amortecedores Multimatic são os mesmos utilizados no modelo de competição 296 GT3, enquanto as molas são feitas de titânio para reduzir o peso sem comprometer a rigidez.

Estas modificações, combinadas com o acerto específico da suspensão, garantem um comportamento dinâmico ainda mais preciso, ideal para o uso em circuitos fechados, sem abrir mão do conforto necessário para o uso nas ruas.

Ferrari 296 Speciale. Foto: Dulvigação.

Design e Exclusividade

Visualmente, os novos modelos se destacam pela nova cor Verde Nürburgring, desenvolvida especialmente para esta versão, além da possibilidade de adicionar números adesivados que podem ir de 0 a 99, remetendo aos carros de competição.

A dianteira é marcada por um para-choque com aberturas maiores e novos formatos aerodinâmicos em fibra de carbono aparente. Na lateral, as novas rodas forjadas de fibra de carbono chamam a atenção, enquanto a traseira é dominada por saídas de ar e pelo novo conjunto aerodinâmico.

O interior mantém o luxo das versões convencionais, mas com uso mais extensivo de fibra de carbono e Alcantara. O quadro de instrumentos é composto por uma tela digital, e há uma modesta tela horizontal à frente do passageiro que funciona mais como um segundo painel de instrumentos do que como central multimídia tradicional.

A experiência sonora também foi aprimorada, com a redução de materiais isolantes na cabine e a adição de um tubo de compressão que canaliza os sons do motor para o interior, proporcionando uma experiência acústica ainda mais envolvente.

Ferrari 296 Speciale. Foto: Dulvigação.

Modos de Condução

Como nas versões convencionais, as 296 Speciale e Speciale A oferecem quatro modos de condução, permitindo adaptar o comportamento do veículo a diferentes situações:

  • eDrive: Utiliza apenas o motor elétrico, com velocidade limitada a 135 km/h e autonomia de até 25 km.
  • Hybrid: Deixa o gerenciamento dos dois motores a cargo do sistema eletrônico do veículo.
  • Performance: Prioriza o motor a combustão, mantendo-o sempre ligado tanto para o desempenho quanto para garantir a carga da bateria.
  • Qualify: Modo que extrai o máximo de performance do conjunto híbrido, com o motor elétrico entregando sua potência máxima de 180 cv.

A Ferrari ainda não divulgou o preço das novas 296 Speciale e Speciale A, mas certamente estarão entre os modelos mais exclusivos e desejados do portfólio da marca italiana. A combinação de potência elevada, peso reduzido e tecnologias derivadas das pistas fazem destes superesportivos uma referência em suas categorias, mantendo viva a tradição das edições especiais da Ferrari.

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada