Outra vertente da feira foram as soluções em automação, que prometem aumentar a segurança das operações de carregamento e transporte das cargas. A Volvo apresentou o VM Autonomous, primeiro caminhão com sistema autônomo desenvolvido na América Latina. O modelo conta com um sistema que auxilia o motorista durante a transferência da cana da colheitadeira para compartimento de carga, sem danificar os brotos no solo.
Segundo a marca, a cada colheita pelo menos 10 toneladas são perdidas com a rolagem sobre jovens plantas. Ele é dotado de sensores capazes de mapear o terreno e acompanhar a máquina sem invadir a área de plantio.
Já a holandesa DAF, também aposta suas fichas na extração da cana e também na indústria de celulose com os modelos CF85 e XF85, na ordem. De acordo com a empresa, os veículos foram desenvolvidos pelo time local e receberam melhorias para conseguir trafegar em terrenos acidentados, sem pavimento, com muita poeira e capacidade de carga de até 75 toneladas.
A MAN, braço do Grupo VW que cuida das marcas MAN e Volkswagen Caminhões, trouxe o protótipo Tractor 33.440 Off-Road, que faz parte do desenvolvimento de uma unidade que também será destinada a indústria da cana e madeireira.
Urbanos e elétricos
Voltado para o transporte urbano de pequenas cargas, a Volks resolveu investir no segmento de caminhões leves, que é dominado por modelos como Kia Bongo, Hyundai HR e Iveco Daily, com a linha Delivery Express. Os caminhõezinhos chegam em seis versões com PBT de 3,5 a 13 toneladas, sendo que a menor versão pode ser conduzida por motoristas com habilitação do tipo B.
No entanto, o destaque ficou por conta do e-Delivery, uma versão 100% elétrica para uso urbano. Ainda em fase de desenvolvimento, a Volks garante que as baterias do veículo permitem autonomia de até 200 quilômetros e recarga parcial em até 15 minutos. O tempo normal de recarga é de três horas e meia. No período de testes, uma frota será disponibilizada para a cervejaria Ambev fazer entregas na cidade de São Paulo.
Mercedes-Benz e Iveco também apresentaram novas versões dos modelos Sprinter e Daily, com destaque para as versões chassi com PBT de até 3,5 toneladas para condução de motoristas com CNH do tipo B.
Conectividade
Outra tendência que tem ganhado força no setor de transporte são os módulos de monitoramento do caminhão. Ford, Mercedes-Benz e Scania apresentaram soluções que permitem acompanhar em tempo real o funcionamento do caminhão, conferir desgaste de componentes, calcular peso da carga, dentre outras funções que visam antever possíveis defeitos e reduzir o tempo do caminhão parado na oficina.
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Fotos: Divulgação montadora e Internet.
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Marcelo Iglesias Ramos – Jornalista | Design Gráfico – (31) 99245-0855
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