Já era pedra cantada, mas ainda faltava o anúncio oficial de que a FCA levaria para Betim a nova linha de montagem de motores turbo GSE. A confirmação veio num evento que contou com os dois mais graduados executivos do grupo ítalo-americano: John Elkman, neto do lendário Gianni Agnelli e chairman da FCA e Michael Manley, o sucessor de Sergio Marchionne.
Junto com o anúncio, o presidente da FCA para América Latina, Antonio Filosa, também revelou que a marca fabricará dois utilitários-esportivos (SUV’s) com a marca Fiat. “Nosso plano de investimentos, na ordem de R$ 8,5 bilhões para a fábrica de Betim até 2024, também inclui o desenvolvimento de dois, ou até três, utilitários, que irão utilizar esses novos motores turbo 1.0 e 1.3”, confirmou.
Segundo o executivo, a nova linha de produção será implantada dentro do galpão onde já são montados parte de seus motores. “A casca é a mesma, por dentro será tudo novo”, explica. Trata-se de um investimento inicial de R$ 500 milhões.
Motores
Os motores só chegam ao mercado no último trimestre de 2020. A demora se justifica pelo desenvolvimento para fazer com que os GSE possam ser abastecidos com etanol. Além do turbocompressor, os motores também receberam inovações como injeção direta de combustível, e variação de fase na admissão e exaustão, que também permitirá variação na taxa de compressão das câmaras. Segundo os executivos, esse último recurso é fundamental para flexibilizar a unidade.
Durante a apresentação, os italianos não deram detalhes sobre os números dos motores. Mas, nos foi soprado ao pé do ouvido que a unidade três cilindros 1.0 renderá 130 cv e o 1.3 entregará 180 cv. Sobre o torque, ainda não dá para saber, mas é provável que eles tenham a mesma oferta de força dos motores compactos atuais. Para a unidade de menor deslocamento, podemos estimar algo em torno de 17 a 18 mkgf. Já para a opção quatro cilindros, é esperado algo entre 23 e 25 mkgf.
Com lançamento para o final do ano que vem, eles deverão estrear na Toro, Jeep Compass e Renegade. No entanto, também deverão ser oferecidos na dupla Argo e Cronos, para colocar uma pá de cal sobre o veterano E.Torq 1.8.
Jipes
Em relação aos utilitários-esportivos confirmados por Filosa, a única informação oficial é que eles serão desenvolvidos a partir do conceito Fastback, que foi a estrela da marca no Salão do Automóvel de SP. Os modelos deverão chegar entre 2021 e 2023.
Gás
Junto com o anúncio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou um decreto de cooperação para estimular a venda de automóveis que podem ser abastecidos com gás natural (GNV). Segundo o acordo, automóveis que saem de fábrica capacitados para receber o combustível estão isentos de pagar IPVA.
Ou seja, apenas o Grand Siena Tetra Fuel será beneficiado pelo acordo. A regra não é válida para kits instalados posteriormente e nem para automóveis que já rodem com kit gás. Para um carro fadado à extinção, a medida dará sobrevida ao sedã que poderá se tornar uma opção atrativa para motoristas de aplicativos e taxistas.
Veja, abaixo, a live feita pelo Emilio Camanzi (com a minha participação) durante o evento:
Vídeo: Carros com Camanzi
Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
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