Família completa

 

[su_heading size=”20″]Fiat Novo Tipo[/su_heading]

 

Se você já se interessava por automóveis nos anos de 1993 a 1997, deve se lembrar de um carro que fez muito sucesso por aqui: o Fiat Tipo. Foi sucesso também na Europa, onde foi fabricado alguns anos antes, tanto que, desde o final do ano passado, a marca italiana resolveu “ressuscitar” o nome e colocou à venda o novo Tipo, um sedã moderno para disputar o segmento dos médios compactos. Como o Tipo era uma família, além do hatch tinha o Tempra e a perua SW feitos sobre a mesma plataforma. Então, nada mais lógico que a “nova família Tipo” também fosse completa. E os dois que faltavam, o hatch e a perua, acabam de chegar ao mercado italiano.

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Lá eles chamam a versão hatch de “cinco portas” por causa da grande tampa do porta-malas, enquanto que a perua é identificada como Station Wagon. A motorização disponível na Itália é a turbo diesel 1,3 de 95 cavalos ou 1,6 de 120 cavalos, ou 1,4 a gasolina de 95 cavalos, além de uma versão 1,4 bicombustível gasolina/GLP. O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas ou, ainda, automático de dupla embreagem.

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Os dois novos modelos também foram desenhados no Centro Stile Fiat e desenvolvidos na Turquia. Em comparação ao sedã, que mede 4,54 metros de comprimento e tem um porta-malas com 520 litros de capacidade, o hatch com 4,37 metros tem ainda bons 440 litros. A perua, por sua vez, é 20 centímetros mais comprida do que o hatch (4,57 m) e tem uma capacidade no porta-malas de 550 litros até o nível dos vidros. A distância entre-eixos é a mesma em todos, 2,65 metros, o que indica um bom espaço interno para os passageiros. Como no sedã, tanto o hatch quanto a perua tem uma arquitetura de suspensão convencional, independente, tipo McPherson na frente e eixo semi-independente na traseira. Seis airbags, monitor de pressão dos pneus e controles eletrônicos de estabilidade e tração, são de série.

E aí, a pergunta: vem para o Brasil? Claro que a montadora de Betim, MG, não abre nada, mas duas unidades do Tipo sedã já estão na Engenharia fazendo testes de rodagem. E, como a Fiat sempre quis repetir o sucesso do Tempra e do Tipo em nosso mercado, coisa que ela não conseguiu, no mesmo nível, com os sucessores deles, está aí uma boa oportunidade com essa nova linha, que é global. Com o Tipo sedã substituiria o antiquado Línea e, com o hatch, o Bravo, que nunca decolou em vendas. E, quem sabe, também completar a família com a perua. Por que não?

 

 

Fotos e vídeo: divulgação Fiat

 

 

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