Ex-diretor de Engenharia da FCA, Claudio Demaria morre na Itália

Claudio Demaria participou do desenvolvimento de veículos como Fiat Punto Panda, Palio e Uno. Engenheiro estava aposentado

Faleceu neste sábado (22), na Itália, o engenheiro Claudio Demaria, ex-head de Engenharia da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), atual grupo Stellantis.  O executivo tinha 68 anos e estava aposentado desde o começo deste ano. Demaria foi responsável pelo desenvolvimento de carros como o Fiat Punto e Fiat Argo. As causas da morte não foram divulgadas.

Claudio Demaria iniciou sua carreira na Fiat em 1973 teve e teve duas passagens pelo Brasil, tendo sido o chefe de Engenharia na América Latina. Demaria participou do desenvolvimento dos modelos de sucesso da Fiat na Itália, Brasil e em outros países latinos como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato.

A atuação com a Fiat brasileira foi afinada em 1995, com o desenvolvimento do Palio. Atuou no Brasil entre 2005 e 2008. A segunda passagem por aqui foi entre 2011 e 2018, período em que atuou
diretamente no nascimento da fábrica de Goiana (PE), com o lançamento de produtos como Renegade, Toro e Compass.

Retornou à Itália para assumir o posto Head de Engenharia da FCA  EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Após a fusão da FCA com PSA, que gerou o Grupo Stellantis, passou a atuar como consultor técnico ligado ao CTO da empresa. A Stellantis divulgou a mensagem de condolência ao ex-colaborador:

“Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada