Empresa francesa recria R5 Turbo

Até pouco tempo, restaurar um antigo correspondia em devolver ao automóvel seu estado de novo e com o máximo de originalidade. No entanto, nos últimos anos surgiram empresas como a Singer Design, que não apenas restauram, mas também modernizam clássicos. O chamado “restomod”.

Se a Singer se tornou sinônimo de Porsche 911 apimentados, a francesa Legende Automobiles quer ser referência na modernização do Renault 5 Turbo. A empresa acaba de apresentar sua releitura do hatch, batizada de Turbo 3 (como se fosse a terceira série do carrinho), que combina elementos contemporâneos, sem macular a identidade do carro.

300x250

Basicamente a empresa substituiu para-choques, lanternas, faróis, retrovisores, rodas (aro 16 no eixo dianteiro e 17 polegadas, no traseiro) e pneus, por peças redesenhadas, mas sem comprometer o formato original do clássico hot hatch francês. A Legende Automobiles ainda aplicou nova pintura em cinza fosco acabamento em vermelho.

A padronagem segue o interior do esportivo. Os bancos foram trocados por novos, que mantêm o estilo dos originais, mas com aberturas para cintos de cinco pontos. O quadro de instrumentos analógico deu lugar a um módulo digital.

O exótico volante com aro em “L” foi substituído por um novo, com base achatada. O console também foi simplificado aos novos controles do ar-condicionado digital de duas zonas. Nas portas, os puxadores foram trocados por fitas, como nos carros de corrida da velha-guarda.

Motor do R5 Turbo

Para quem não sabe, o Renault 5 Turbo teve seu motor instalado originalmente atrás dos bancos. A unidade 1.6 de 160 cv fazia dele o diabo nos anos 1980. Mas a Legende Automobiles queria dar um pouco mais de veneno e trocou o bloco por uma unidade turbo de 400 cv. Ele é combinado com uma transmissão sequencial, com uma longa alavanca, como nos carros de rali.

A empresa não dá detalhes da escala do Turbo 3, afinal o R5 Turbo original teve apenas 5 mil unidades produzidas. E ao contrário dos Porsche 964 que a Singer transforma em 911 de primeira geração, seria um tanto complexo converter os R5 de motor dianteiro na versão com motor central.

 


Fotos: Legende Automobiles/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada