Emplacamentos em março – Com as medidas de isolamento social recomendados pelo Ministério da Saúde, governos estaduais e municipais em função do coronavírus Covid-19, o mercado de automóvel foi impactado pela pandemia. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o setor registrou queda de 19,1% em março, no comparativo com fevereiro.
O total de emplacamentos foi na ordem de 155.810 unidades, no combinado entre carros de passeio e comerciais leves. Em fevereiro, que tradicionalmente é um mês fraco devido ao calendário menor e também por decorrência do Carnaval, o setor anotou 192.627. No acumulado dos primeiros três meses do ano, comparados com 2019, os licenciamentos caíram 8,2%
“Nosso Setor, que representa 4,5% do PIB e gera, diretamente, mais de 315 mil empregos, por meio de 7,3 mil concessionárias, está, praticamente, paralisado, em função dos decretos de quarentena”, explica o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, que explica que algumas concessionárias mantiveram suas oficinas abertas para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação.
O representante não esconde o medo de que os efeitos da pandemia possam impactar na manutenção de empregos. “Sabemos que a prioridade é a saúde da população, mas, a continuar como está, em um mês de estagnação, cerca de 20% dos empregos do nosso setor podem ser comprometidos, pois os concessionários estão sem receita e, ao contrário, têm despesas fixas”, adverte.
Para tentar contornar a situação a entidade vem solicitando às três esferas do poder, assim como instituições financeiras como suspensão de pagamento do IPVA. Pede linha de crédito especial, ao BNDES, para empresas do setor, assim como desoneração de encargos na folha de pagamento por até 120 dias.
A Fenabrave ainda pede que instituições financeiras mantenham as taxas de juros para concessão de crédito para pessoa física e jurídica, para estimular as vendas. E solicita também, a abertura linhas para comercialização de tratores e máquinas agrícolas sem o registro das cédulas em cartório.
As vendas diretas (para pessoas jurídicas) corresponderam a quase metade das vendas em março, com 49,1% dos licenciamentos. No acumulado do ano, a média gira em torno de 44%.
Participação de mercado
Apesar da forte queda, o desempenho na participação de mercado se manteve estável. A General Motors segue na liderança dom 17,8% do bolo, sendo seguido pela Volkswagen, com 16,2% e Fiat na terceira casa, com um naco de 14,3%. Ford e Hyundai completam a lista dos cinco maiores vendedores com 8,2% e 8% de participação, na ordem.
Se a divisão do bolo segue sem mudanças, a liderança entre os modelos mais vendidos também não sofreu alterações. O Chevrolet Onix registrou 12.007 unidades em março, sendo seguido por Ford Ka (7.103), Hyundai HB20 (7.042), Chevrolet Onix Plus (6.670) e Fiat Argo (6.071).
De janeiro a março, o Onix acumula 47 mil unidades comercializadas. A versão sedã segue na vice-liderança com 24,5 mil licenciamentos, derrubando Ka (22,6 mil) para terceira posição e empurrando para baixo o HB20 (22 mil). O veterano Volkswagen Gol é o quinto, com 17.655, sustentando a liderança dentro da marca.
Fotos: divulgação
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