Para celebrar os 70 anos de sua fundação, a Lotus apresenta o Eletre. Seu primeiro SUV, que de quebra também é elétrico. O Eletre subverte todos os dogmas do gênio britânico. Ele é pesado, pois conta com um pack de baterias de 100 kWh, sob o assoalho.
Essas pilhas fatalmente elevaram o peso final do jipão para além dos 2,5 toneladas. Mas é o peso normal de qualquer elétrico de luxo atual. Para Chapman seria um pecado.
Mas o SUV compensa tal heresia na performance. Ele é equipado com dois motores que entregam 608 cv combinados. Cada unidade traciona um eixo, o que faz dele um 4×4.
A marca não divulgou muitos dados sobre autonomia e nem mesmo o torque dos propulsores. Mas deixa claro que num carregador ultrarrápido (de 350 kW) é possível obter autonomia para 400 quilômetros em meros 20 minutos.
Estilo
O Eletre é um SUV futurista com estilo próprio, que pouco lembra modelos como o Elise, Exige e Evora. Os vincos no capô são os poucos elementos que remetem aos esportivos da marca. Mas ele chama atenção pela linha de cintura elevada e o teto rebaixado. Afinal de contas, é um Lotus.
Por dentro o SUV também destoa da simplicidade dos antigos esportivos. O interior é impecável, com uso de materiais refinados, como metais, camurça e couro. O painel é minimalista com um tela fininha e o multimídia gigante mostra que a marca entrou numa era que não basta apenas oferecer performance, mas também comodidade.