O primeiro veículo elétrico feito em série no Brasil é um caminhão. Trata-se do Volkswagen e-Delivery. O caminhão foi apresentado como protótipo na Feira Nacional de Transporte (Fenatran), em 2017. De lá para cá a Volkswagen Caminhões e ônibus (VWCO) e outros parceiros tocaram o projeto na planta de Resende (RJ).
Segundo a marca, foram investidos R$ 150 milhões no desenvolvimento do caminhão que que tem peso bruto total (PBT) de 11 toneladas e tração 4×2. O caminhão é equipado com motor Weg, baterias Moura e conta com sistemas Bosch, Meritor e Siemens.
De acordo com a VWCO a tiragem de 100 unidades do e-Delivery será entregue à Ambev. A cervejaria participou dos testes rodoviários do caminhão, em suas rotas de distribuição de bebidas.
Nesse primeiro momento, a capacidade instalada da linha do caminhão elétrico é de 4 unidades diárias. Mas a meta da Volks é elevar para 10 carros em 2023.
Foto: Marcelo Jabulas/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50