A BYD surpreendeu o mercado brasileiro ao registrar uma nova versão do Dolphin Mini, seu compacto elétrico, com capacidade para cinco passageiros. Originalmente lançado em fevereiro com apenas quatro lugares, o modelo agora conta com um novo banco traseiro, desenvolvido pelos engenheiros chineses, que permite acomodar mais um ocupante.
Novidades na Colômbia
A versão de cinco lugares do Dolphin Mini, chamada de Seagull na Colômbia, foi apresentada durante o Salão de Bogotá em dezembro. Além do novo banco traseiro, os carros colombianos também receberam câmeras de visão 360° e luzes de cortesia nos retrovisores externos, itens ainda não disponíveis nas unidades destinadas ao Brasil.
Novas versões registradas no Brasil
Alinhado com o lançamento da versão de cinco lugares na Colômbia, a BYD registrou duas novas configurações do Dolphin Mini no Brasil: a 5GL e a 5GS. Atualmente, apenas a versão GS é comercializada por aqui, equipada com bateria de 38 kWh (autonomia de 400 km no ciclo chinês), ajuste de profundidade no volante, carregador sem fio para smartphones, airbags de cortina e banco elétrico para o motorista.
A versão GL, com bateria menor (30 kWh para 300 km de autonomia no ciclo chinês) e menos equipamentos, estava registrada no Brasil antes mesmo do lançamento do modelo, mas a BYD optou por não lançá-la inicialmente. Agora, com o registro da variante 5GL, a fabricante indica que pode trazer essa opção mais acessível ao mercado brasileiro.
Novo banco traseiro
O novo banco traseiro do Dolphin Mini de cinco lugares é completamente diferente da versão de quatro assentos. Enquanto no modelo original cada assento traseiro é mais largo, na nova configuração as posições laterais foram estreitadas para incluir um banco central com cinto de três pontos e encosto de cabeça dedicado. Apesar do espaço limitado, devido à largura de apenas 1,72 m do veículo, agora é possível transportar cinco pessoas sem infringir leis de trânsito.
Perspectivas de lançamento
Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial do BYD Dolphin Mini de cinco lugares no Brasil, mas a fabricante tem intensificado as importações de veículos para o país. Atualmente, o modelo já importado, de quatro lugares, está à venda por R$ 115.800.
Veja mais:
- Ford anuncia nova F-150 reestilizada no Brasil
- Tiggo 7 híbrido Plug-in está chegando
- Kia Carnival 2025 desembarca no Brasil com visual renovado