Que o Land Rover Discovery Sport e o Range Rover Evoque já são produzidos no Brasil, na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Rio de Janeiro, inaugurada em maio deste ano, não é mais novidade. Mas os dois modelos nacionais viraram novamente notícia, pois agora acabam de receber um novo motor diesel, mais moderno e, principalmente, mais eficiente energeticamente. Ou seja, ficaram mais econômicos, como mandam os tempos atuais.
Claro que com a novidade, os preços também mudaram, ou seja, aumentaram em relação aos mesmos modelos anteriores. Agora o Discovery Sport Diesel parte de R$ 235.896, enquanto que o Range Rover Evoque sai de R$ 244.600.
O nome do novo motor é Ingenium, tem 2 litros de cilindrada e entrega 180 cavalos de potência e 43,8 kgfm de torque. Ele substitui o antigo 2,2 SD4 dos modelos anteriores, que tinha 190 cavalos. Perdeu 10 cavalos, mas ganhou quase 1 quilo de torque, o que deve manter o desempenho dos dois modelos praticamente igual ao das versões anteriores. A vantagem do novo motor, totalmente desenvolvido pela Jaguar Land Rover, é o foco na economia de combustível e redução dos níveis de emissões, além de um consequente aumento na autonomia dos veículos. Com bloco e cabeçote feitos em alumínio, é 20 quilos mais leve que o seu antecessor.
Entre as novas tecnologias, empregadas no Ingenium turbodiesel, estão a redução dos atritos internos, bombas de óleo e de água com fluxos controlados por computador para otimizar o consumo de energia, injeção direta de combustível em alta pressão, comando de válvulas variável e sistema desliga/liga do motor em paradas.
Em ambos os modelos, o câmbio automático é o mesmo ZD-9HP com nove velocidades. As diferenças ficam por conta das marchas mais baixas, com relações mais curtas, permitindo melhores acelerações e retomadas de velocidade, enquanto que as mais altas foram alongadas, visando o conforto (menor ruído) e economia de combustível em velocidade de cruzeiro. Segundo a fábrica, agora a 120 km/h e em nona marcha, o motor gira abaixo das 2 mil rotações por minuto.
Os novos modelos já estão nas concessionárias da marca.
[su_slider source=”media: 8148,8147,8149″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
Preços
Discovery Sport 2017
2.0 Si4 SE Gasolina R$ 217.696
2.0 Si4 HSE Gasolina R$ 240.396
2.0 Si4 HSE Luxury Gasolina R$ 272.596
2.0 TD4 SE Diesel R$ 235.896
2.0 TD4 HSE Diesel R$ 265.196
2.0 TD4 HSE Luxury Diesel R$ 295.796
Evoque 2017
2.0 Si4 SE Gasolina R$ 224.000
2.0 Si4 SE Dynamic Gasolina R$ 238.800
2.0 Si4 HSE Dynamic Gasolina R$ 273.800
2.0 TD4 SE Diesel R$ 244.600
2.0 TD4 HSE Diesel R$ 265.900
Fotos: divulgação Jaguar Land Rover
[su_divider text=”Vá para o topo”]
Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.
Ver comentários (5)
Emílio, boa noite, admiro seu trabalho, mas especificamente sua didática, digo sua porque a maneira de falar e especialmente o tom de voz somado á forma de entregar a informação, é natural de cada indivíduo, você é possuidor de inegável talento, orador nato, procuro primeiro suas avaliações, inspiram confiança, credibilidade para uma compra cara, muito cara em relação a outros mercados. Com relação aos motores do evoque, 2015 em diante, em minha condição de leigo penso que o diesel segura o preço do carro por mais tempo aqui no Brasil, ou seja o evoque diesel desvaloriza menos que o mesmo carro á gasolina. Coloco essa questão diante de ti pensando na compra de um modelo da marca e querendo ficar com o carro por pelo menos uns 5 anos, tenho 63 de idade e não estou querendo muito movimento, mais sossêgo. O que você me diz, tenho alguma razão ou isso é coisa de velho? No passado tive posto de gasolina na Rio-Bahia e achava a manutenção do diesel mais barata em relação ao motor á gasolina. Aguardo sua resposta, grato, Rogério.
Eu sou muito fã dos modelos Land Rover e de motores turbo diesel, principalmente por conta do torque.
Tendo em vista que os fabricantes estão desenvolvendo motores turbo (gasolina) com melhor desempenho e economia de combustível... quais critérios devemos avaliar na hora de escolher entre as opções de motores do Discovery Sport 2017?
Caro Alderico
Como você sabe um modelo com motor diesel custa mais caro do que o mesmo com motor a gasolina, pelo fato do motor diesel ser mais caro, e também permitir uma economia de combustível maior. Assim é preciso ver se comparando os dados de consumo de um e de outro em quanto tempo, com o diesel, você vai "recuperar" o investimento a mais feito na versão diesel. Normalmente para se recuperar esse investimento em torno de 6 meses a 1 ano, é preciso rodar em média uns 200 quilômetros por dia. Para você calcular isso, é preciso pegar as médias de consumo de ambos os combustíveis (pelo Selo do Inmetro você consegue os dados oficiais) e ver qual é a diferença em km/l a favor do diesel (se tiver). É exatamente sobre essa diferença que deve ser feito o calculo para saber com quantos quilômetros rodados realmente você passa a fazer economia. As vezes não vale a pena, pois o carro é vendido como usado antes de atingir essa quilometragem.
Agora, se o problema não for com a economia de combustível, ai vai do gosto de cada um. A vantagem dos modelos com motor diesel é que permitem uma maior autonomia com um tanque de combustível, porém são um pouco mais barulhentos e mais lentos em acelerações e retomadas, comparados aos a gasolina.
Um abraço
Será que já resolveram os estalos nas colunas A e B ?? Gostaria de comprar um Discovery assim que esse problema estivesse resolvido.
Caro Carlos
Infelizmente esse é o tipo de resposta que as fábricas não dão... Pelo tempo que já passou e com a divulgação do problema, imagino que eles já tenha tomado as devidas providências. Talvez fazendo um test-drive você consiga ver se o problema continua. Ou esperar mais algum tempo e ver se as reclamações continuam ou não.
Um abraço