Pneu é como remédio, tem data de validade

Pneu é como remédio, tem data de validade

Remédios, comidas, bebidas, tudo tem data de validade. Passou, estragou. Mas você sabia que pneu também tem? Aposto que você achava que se não usar, não gasta e continua valendo, não é? E ainda tem gente que se gaba dizendo que “apesar dos 15 anos de idade do carro, os pneus ainda são originais! ”

Isso está completamente errado! Os pneus duram, sendo usados ou não, cinco anos, no máximo seis, depois que foram fabricados. Por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados.

É que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens. Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013. Passou do tempo de validade, ou seja, cinco a seis anos no máximo da data de fabricação dos pneus de seu carro, troque-os.

data validade dos pneus (2)

Fique de olho nessa data, também, quando for adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade.

Ah, não se esqueça do eterno “esquecido”: o estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado!

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

47 thoughts on “Pneu é como remédio, tem data de validade

  1. A questão não é a fábrica dar 5 anos de garantia para poder vender mais. Fato é a nossa segurança e sim a idoneidade da empresa. Comprei dois pneus “novos” na Dela Via ( loja muito conceituada aqui em São Paulo), em menos de 2 meses um pneu estourou, levei lá e falaram q pelo rasgo nao tinha garantia. Comprei outro pneu e nem um mês depois teve outro rasgo. Eu poderia ter sofrido um acidente muito grave, então levei em um mecânico de minha confiança que consultou a data de fabricacao do pneu – 2014. Isso ocorreu na semana passada, amanhã vou levar esse laudo na empresa (que irá alegar qualquer “bugiganga “ de conversa) mas farei isso pra ter a notificação da empresa de não ter essa garantia e principalmente pela falta de preocupação em vender algo que sem segurança nenhuma. Se eu estivesse numa estrada poderia ter sido um acidente fatal. Então isso é CRIME!! Não tem nada haver em querer vender “maus pneu”, pois o fato é que se São 5 anos de validade isso não quer dizer que vc vá comprar no mesmo lugar, é uma questão de segurança.

    1. Nossa, você não teve sorte com esses pneus hein, primeira vez que vejo um relato assim. Ainda mais a venda de pneu com mais de 6 anos de fabricação, não é comum estoque velho assim, é bom ficar desconfiado disso. A armazenagem do pneu está totalmente relacionado a durabilidade dele TB.
      Mas realmente pneu não tem validade e isso está no site de praticamente todos os fabricantes conceituados. A questão da garantia é normal 5 anos no Brasil e lá fora varia entre 4 e 6 anos.
      Você pode até ler uma matéria da própria Pirelli sobre o assunto em:
      https://www.pirelli.com/tyre/br/pt/news/2018/10/10/pirelli-explica-diferencas-entre-validade-e-garantia-dos-pneus/

  2. Apenas uma correção a reportagem de um engenheiro químico colega que trabalha na Michelin, sua informação sobre 5 anos esta errada. As propriedades de grip, estabilidade e etc tem “garantia” podemos dizer assim aos leigos, de durar e serem efetivas durante esses 5 anos. Após essa data o pneu começa a perder qualidade nas características citadas e se deve atentar ao comportamento, mas ainda duram mais 5 anos tranquilamente. Após 10 anos o pneu perde em 80% a 95% as características citadas e a troca é 99% recomendada. Lembrando que em carros de passeio comuns revisados em dia, com calibração e ao andar em segurança dentro dos limites das vias, após os 5 anos iniciais as chances de algum problema são próximas de 0. Agora em carros esportivos ou muito potentes que se exige do pneu é bom trocar ou se atentar a rachaduras e ressecamento após os cinco anos. Pneu é muito caro e recomendo sempre usar marcas boas e conhecidas, mas esse exagero de 5 anos acabou pneu é uma matéria com sem fundamento real básico ou falsa informação que leu em internet e repassou.

    1. Pois é, fiz uma pesquisa intensa sobre isso e não existe oficialmente nenhum dado sobre validade dos pneus, 5 anos é a garantia que a fábrica dá para defeitos de fabricação, sites como o da michelin americano falam em após 8 anos verificar sempre o estado do pneus quanto a ressecamentos e defeito. Essa história de 5 anos é para vender pneu. Tenho um carro antigo aqui com pneus Michelin com 17 anos, estão em perfeito estado, inclusive sem ressecamento, foram desmontados para trocar as válvulas e não tem nenhum sinal interno de ressecamento..

  3. Todos os fabricantes são obrigados a dar numero em cada carcaça (pneu ) fabricado?Mostre com fotos onde eu encontro estes numeros nos pneus 275X80X22,5 marcas Good Year – Michelin – Pirelli – Firestone – Bridgstone pois não quero utilizar marcodores em pneu

  4. Boa tarde! Estou lendo muita informação sobre a data de validade dos pneus mas tenho algumas dúvidas. Primeiro: Onde foi obtida essa informação? Agradeço se puder postar a fonte dessa informação oficial? Entendenque posso nao ter sido feliz na minha busca, mas não encontrei essa informação em nenhum site de nenhum fabricante de pneus nacional e/ou em nenhum orgaó do governo, e acho que todos aqui já perceberam que isso é muito importante.
    Quando falamos de borracha, metal e desgaste, entendo que isso tem mais haver com ambiente e utilização do que com tempo, senão teríamos que trocar todas as borrachas do carro a cada 5 anos (mangueiras, borrachas de isolamento de vidros, portas, peças de metal e etc).
    Outro ponto é a diferença entre validade e garantia, que são coisas completamente diferentes, senão quando acaba-se a garantia de fabrica jogariamos o carro fora… Garantia é o tempo que a empresa garante um produto e isso por motivos regulatorios, do contrario algumas empresas nem dariam garantia, mas no Brasil geralmente a garantia pore legislação vai de 3 meses a 1 ano. E mesmo assim existem segurados especializadas em garantia extendida.
    Com base nas questões acima, e acreditando na idoneidade das pessoas, peço por gentileza que publiquem as fontes oficiais dessas informações.

    1. Olá, seu comentário é bem relevante, mas referido a validade da borracha pelo que eu sei, toda borracha ao ser fabricado tanto para (mangueiras, borrachas de isolamento de vidros, portas, peças de metal e etc) e até mesmo para pneus, é feito para cada objeto tem uma composição química, falo isso pois conversei com uma pessoa que vende borracha ou bucha para suspensão de carros e para a empresa chegar ao ponto em que a consistência da borracha precisa chegar demorou em estudos e pesquisa mais de 10 anos e muito dinheiro foi investido. Então para cada objeto tem sua qualidade de borracha especifica para determinado utilidade.

    2. bom dia.
      caso algum leigo nao saiba, validade de pneus, nao precisa buscar a informacao em site oficial, basta ler no proprio pneus de qualquer marca a composicao em poliester,nylon e poliamida, que ao passar cinco anos resseca,podendo vir a estourar os pneus devido ao aquecimento na rodagem.
      depois de 5 anos estes cordões estao rudo ressecados.
      os pneus chegam ate 70 graus na velocidade cosntante e depois esfriam, e assim vai …
      i

  5. Boa tarde amigo. Os pneus que tenho estão vencidos a um ano. Porém os mesmos nunca rodaram e estão guardados em local apropriado. O risco independe dos cuidados que tive? Pois estou colocando o carro a venda e retornando assim os pneus originais que nunca rodaram. Desde já agradeço .

  6. Olá amigos. Infelizmente só li isso depois de ter tomado aquele susto. Hoje(09/08/18) minha esposa viajava com nossos dois filhos quando ela me liga e informa que estava na estrada esperando ajuda pois o pneu estourou. Graças a Deus não aconteceu acidente algum. O pneu que estava rodando na traseira do lado do motorista era o estepe e que no caso era o original do carro cujo ano é 2010. Fica a dica para todos.

  7. Grande Mestre Emílio!
    Sou teu fã, sou Policial Militar e Instrutor de Direção Policial desde 2002, ao colocar no Google meu nome HENRIQUE NERI PEREIRA terá alguns videos, vejo todos seus videos e estou em constante Atualização devido aos videos do senhor, meu sonho ter uma foto com o amigo!!

    Resp

    SGT NERI

  8. Estou olhando alguns carros em algumas revendedoras.
    Emílio, como saber se um carro que é clonado ou roubado? Estou pesquisando um semi novo e não estou muito seguro na compra.

  9. Grande Emílio, parabéns pelo seu ótimo trabalho, te acompanho faz bastante tempo.
    Ontem olhando o pneu da minha Ranger bateu uma dúvida. Os traseiros nesse campo em que se vê a validade, marca 4715, até aí tranquilo, mas os meus 2 dianteiros, nesse campo aparece H407. O que significa isso? Procurei por todo o pneu (os dianteiros) e não tem outro campo com esse tipo de informação que eu possa ter me confundido. Poderia me esclarecer?
    Desde já muito obrigado!

    Pneus Scorpion ATR Pirelli.

    Abraços

    1. Caro Vicente
      Se você comprou o carro novo e ainda não trocou os pneus, muito provavelmente os dianteiros são da mesma data de fabricação que os traseiros. O fato de você não ter encontrado a data de fabricação na lateral, é que ela só é marcada de um lado. Normalmente nos chamados pneus direcionais o que deve ficar do lado externo. Provavelmente em seu veículo os pneus dianteiros, por não serem direcionais (ou seja, que podem ser montados em qualquer sentido de direção) por coincidência “as datas” ficaram para dentro. Dá uma olhada.
      Quanto à sigla que você enviou não sei o que é, provavelmente algum código do fabricante que você pode ficar sabendo o que significa em um revendedor autorizado.
      Estou enviando em anexo uma ilustração que mostra o que cada marcação significa, com a respectiva localização nos flancos dos pneus, para você ter uma ideia melhor..
      Um abraço
      Emilio

  10. Ola Mestre Emílio!
    Suas dicas são mais que necessárias sim!
    Por exemplo, eu não tenho habilitação e na verdade nem sei dirigir, mas sempre fui admirador de um bom piloto e um b9m chauffeur.
    E por sempre ouvir e ver suas informações desde o tempo do vrum no sbt ajudei a minha atual esposa na compra de seu primeiro veículo e sempre nos cuidados de conservação e segurança do veículo como esta dos pneus.
    Obrigado sempre!

  11. O meu pneu pirelli, esta em uso desde 2014 por cerca de28.000km, apresentando uma serie de deformações-aircross 2014/14 e ruidos.pode estourar? e normal? tem garantia?

    Desde já obrigada Emílio.

    1. Prezada Silvana
      Assim à distância é muito difícil fazer uma analise do pneu. Aconselho a ir a uma loja autorizada da Pirelli para fazer uma analise. O pneu tem garantia sim e desde que seja constatado o problema ele é reposto, pagando-se apenas um percentual de acordo com o uso que já foi feito do pneu.

      1. Olá Emílio blz
        Tenho um Etios e o pneu de step dele é um Bridgestone de 2014 175/65-14
        Tá zero !!!!!
        Posso colocar pra rodar sem algum problema ?

  12. Realmente Emilio,as informações que traz são de extrema importância para nós amantes de carros.Volte a postar os vídeos novamente,estão fazendo falta.Grande Abraço!!

  13. Olá. Gente, a dúvida do Edmilson de Medeiros , pra mim não foi respondida. Na verdade parece resposta automática. Não devemos confundir prazo de garantia da fábrica com prazo de validade do produto.

    1. Ola Leo, a resposta não foi automática. É isso mesmo, na lateral do pneu tem a data de fabricação e por meio dela sabemos até quando o pneu tem validadea e pode ser usado com segurança desde que esteja com os sulcos da banda de rodagem acima de 1,6 milímetros.. E realmente, como você disse,, não é o prazo de garantia e sim para definir o prazo de validade do produto.
      Um abraço

    1. Caro Edmilson
      Realmente os pneus não tem data de validade ou de limite na lateral. Tem apenas a data de fabricação (semana e ano) o que é obrigatório e, por meio dela, a gente sabe quanto tempo tem o pneu. Exatamente como acontece com a gente: sabemos nossa data de nascimento e, assim, quantos anos temos! No caso dos pneus, depois de 5/6 anos no máximo da data em que foram fabricados eles devem ser substituidos, mesmo que ainda estejam com a banda de rodagem em boas condições, pois ficam sujeitos à ressecamento. E, caso isso aconteça, a possibilidade do pneu estourar ou esfarelar é grande, colocando em risco a segurança. Por isso ao comprar pneus novos é preciso também ficar de olho na data de fabricação, para não adquirir pneus com pouco tempo de uso.
      Veja em (http://carroscomcamanzi.com.br/dica-segura-pneu-e-como-remedio-tem-data-de-validade/) como fazer para saber a idade de cada pneu. Ah, outra dica: não esqueça do estepe, ele também fica velho e, depois de seis anos no máximo que foi fabricado, ele também tem de ser substituido, mesmo que nunca tenha sido usado.

      Um abraço

      1. Você se ateve apenas a questão de não ter data de validade no pneu, a Bridgestone afirma, categoricamente, que seus pneus não têm data limite de uso.

  14. Ótima dica, acho que meu estepe está com os dias contados.
    Emílio é bom ter suas matérias de volta. Espero que em breve você poste vídeos também. Sempre acompanhava seus programas pela TV ou pelo YouTube, o que mais gostava do programa eram as avaliações verdadeiras, depois que o programa deixou de ser exibido foi difícil ficar com o “Auto ‘propaganda’ Esporte”.
    Bem é isso, o blog está muito bom.

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: