Dê passagem para a ambulância. Você poderá salvar uma vida!
Quando você ouvir aquele som de uma ambulância pedindo passagem, tire o seu carro da frente. Aqueles “gritos desesperados” significam que alguém precisa chegar, o quanto antes, a um hospital, para ter chances de sobreviver ao problema de saúde pelo qual está passando.
Falo isso porque, na semana passada, assisti a uma cena muito triste: a ambulância tentava vencer o trânsito sem sucesso porque os motoristas à sua frente não lhe davam passagem. A situação chegou ao ponto de uma pessoa descer da ambulância pedindo aos motoristas que abrissem caminho para o veículo de socorro.
Veja que campanha interessante o SAMU lançou esta semana.
Vamos colaborar?
Vídeo: Canal Coisas de Agora
Ver comentários (2)
... Só mais uma coisinha: afastar o carro em 45 graus, só resolve para locais bastante amplos como naquele país onde foi filmado. Em situações de nossas vias com estreita largura de faixas, o certo é (na Ponte Rio-Niterói, só para dar exemplo), quem está na esquerda, encostar bem à esquerda e quem está à direita, encostar bem à direita, mas sempre com o carro reto, porque o veículo a 45 graus, ocupa MAIS espaço da pista.
Já fiquei desesperado ao dirigir ambulância com paciente grave, e confirmo que um ínfima parcela dos motoristas se incomoda com a sirene.
Neste filme, que achei super interessante e didático, observei alguns aspectos que normalmente não são encontrados no nosso trânsito infernal das grandes cidades no nosso querido Brasil. Por exemplo; nossos motoristas costumam deixar espaço de milímetros entre os carros, impossibilitando manobras como as vistas no filme (que foi feito em outro país). Em 1º lugar: Quando eu ouço uma sirene, trato de investigar de que lado vem a ambulância (ou carro de Bombeiros ou Polícia) para abrir espaço na direção certa (não tenho o hábito de grudar no carro frente por vários motivos, inclusive porque já fui motorista de ambulância). 2º inicio a manobra dando buzinadas curtas e intermitentes para incentivar outros motoristas a se moverem.
No filme que vimos, constatei que o motorista da ambulância fica muito próximo ao carro à sua frente. Esta forma de dirigir, diminui a possibilidade de mudança de faixa de rolamento com eficiência, pois às vezes o espaço se abre de um lado que o motorista não esperava, e ele pode estar "entalado" quando a chance aparecer. Outra coisa recomendada para motoristas que lidam com emergências/urgências é posicionar o veículo entre as faixas, mostrando assim sua preferência e incentivando ( com calma e não oferecendo risco) a abrirem o caminho, que às vezes uma "chegadinha pro lado" já cria um corredor de passagem.
Concluindo, observações à parte, o filme é super válido pois cria consciência, mostrando a responsabilidade e a possibilidade de todos ajudarem a salvar vidas!