De Carro Por Aí – Coluna 1418

 


 

Mais potente, o AMG da Brabus

Brabus E63. 800 cv

AMG, sabem os interessados em automóveis, é cinquentenária empresa alemã especializada em melhorar rendimento dos Mercedes-Benz. Comprada pela fabricante, hoje é marca independente. Brabus é desenvolvedora independente, também alemã, e resolveu melhorar o E63 4Matic criado pela AMG. A partir de seus 571 cv de potência, torque máximo de 750 Nm, e aceleração de 0 a 100 KM/h em 3,2 segundos, apresentou seu modelo E63 Brabus 800.
Reformulou-o, trocou os dois turbos e conseguiu midiáticos 1.000 Nm de torque, e potência de 800 cv. Acelera de Zero a cem km horários em 3,0s – ganho de 0,2s -, e a velocidade final é cortada aos 300 km/h. Tal cavalaria e disposição exigiram re acertar refrigeração do motor, suspensão e freios, mudança nas relações do câmbio, e limitação de torque nas três primeiras marchas para evitar patinar em falso nas quatro rodas. Para reduzir a resistência aerodinâmica aplicou spoiler frontal com adicionais tomadas de ar, difusor na traseira, e rodas de 20 ou 21”. Garantia de dois anos ou 100.000 km. A fim? Ligue para a representante Strasser (011. 2592-3009) para compra da solitária unidade destinada ao mercado nacional, entregue a partir de julho.
Preço? R$ 1.625.800,00. Isto, R$ 1.625.800,00.
Singularidades e dúvidas:
0,2 segundos a menos num 0 a 100 km/h é uma piscada de olhos. R$ 880 mil pedidos pelo trabalho feito sobre o automóvel de R$ 736.000 para economizar o tempo de uma piscada?
Dono do poderoso cheque terá dotes para conduzir bicho de reações tão rápidas?
Está em moda dizer desaforo a dinheiro?


 

VW lançará T-Cross em um ano

 

Linhas propostas para o T-Cross em versão duas portas

Utilitário esportivo sobre a base de Polo/Virtus, o T-Cross foi confirmado por Pablo Di Si, o presidente da Volkswagen em evento para anúncio de investimentos de R$ 2B no ajuste da fábrica de São José dos Pinhais, PR, e desenvolvimento do produto. Tal processo tomará 12 meses. A grosso modo o T-Cross é irmão menor o Tiguan.
Maneira industrial de faze-lo inclui adequar a fábrica ao novo ciclo, o Indústria 4.0, onde máquinas se comunicam com máquinas e auto partes, agilizando a montagem e implementando a qualidade, com ganhos gerais em todas as etapas do processo industrial.
Automóvel será desenvolvido sobre a plataforma MQB – matriz modular transversal -, estrutura permitindo alteração de medidas para fazer veículos com tamanhos variados, padronizando as fábricas VW em todo o mundo. É a base do Golf, Polo e Virtus – e será do novo Gol.
Fazer um utilitário esportivo inclui-se na arrancada da Volkswagen visando retomar liderança de vendas, perdida por fatores vários, incluindo não dispor de SAV ou SUV para participar do segmento de maior crescimento no mercado.

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Após 54 anos Ford traz o Mustang

Ford Mustang, lenda importada

Sucesso e referência icônica desde seu lançamento ao meio do distante ano de 1964, o Ford Mustang lançou mundialmente seu criador Lee Iacocca, fez história própria, foi personagem de filmes exibindo sua disposição, como Bullit, com o ator Steve McQueen em 1968. Mas nunca foi importado pela Ford ao Brasil. Unidades aqui aportadas o foram por importadores, revendedores, particulares. Agora companhia quer mudar a escrita, pois a nova geração foi criada sob o rótulo de Glocal, síntese de pretensão global sem perder a peculiaridade local. Esta se funda nas linhas inspiradas no ícone de 1967, o carro de Bullit; na evolução da mecânica, sem perder o brutalismo da engenharia estadunidense, mas evoluindo aos apelos mundiais – motor V8 com bloco em alumínio, camisas esculpidas e tratadas para endurecimento; 32 válvulas, epicurismo mecânico a arrancar 466 cv de potência em 5,0 litros de cilindrada. Transmissão automática 10 marchas, eixo traseiro multi link, freios de grife, italianos Brembo. Muita conectividade.
Novos cavalos tem estamina: 0 a 100 km/h em parcos 4s; velocidade final cortada a 250 km/h. Pacote muito superior ao concorrente Chevrolet Camaro, motor maior, menos potência e maior preço. O Mustang custa R$ 300 mil, e num trabalho para demonstrar cuidados, tem pacote de revisões sem sobressaltos, contratados à média unitária de R$ 1 mil.
Virá, por enquanto, apenas a versão GT Premium. Primeiro lote já se foi, em processo de revisão para entrega. Pretendentes devem ir a um distribuidor Ford, encomendar, aguardar para receber, contar aos amigos.
Sem lançamentos, sem renovar o Focus feito na Argentina, ou o Fusion então mexicano, importar o Mustang é oferecer atração extra aos salões dos revendedores da marca, assustados com os sinais de hesitação da companhia no momento.

 


Roda-a- Roda

Picape – Informações periféricas à JAC dizem, enfim empresa importará sempre anunciados picapes da marca. Configuração típica do mercado nacional: cabine dupla, tração nas 4 rodas, motor diesel. Linhas de geração anterior, potência menor, porém preço atrativo, uns R$ 99.999.

 

Picape JAC

SAV – JAC mais vendido é o utilitário esportivo T40, e versão CVT, de transmissão automática a ser lançada em maio, projeta dobrar vendas.
Láurea – Novo Polo eleito Carro Urbano no World Car of the Year. Júri com 80 jornalistas representando 24 países. É o sexto prêmio da empresa neste colegiado. No Brasil foi o mais premiado em 2017.
Líder – Sedã médio mais vendido do Brasil chega como linha 2019 em versões GLi 1,8 litro, acabamento em couro e transmissão Multi-Drive; XEi; XRS e Altis no topo, todas 2,0 litros. Novidades maiores, conteúdo e redução de preços, iniciando em R$ 89.990 para acirrar a competição no segmento.
Quanto – GLi Couro 89.990; XEi 105.690; XRS 111.270; Altis 118.800. Mudança indica Toyota correr nos preparativos para acertar produção do substituto do Corolla, baseado em plataforma de múltipla feição, ao Salão do Automóvel, outubro/novembro.
Ré – Honda mudou ponto de vista em alguns dias. Aos 20 de março, em jantar com meia dúzia de jornalistas, declarou manter fechada a fábrica nunca operada em Itirapina, SP. Nesta semana informou, vai faze-la funcionar, dividindo com Sumaré, SP, produção de Fit e variações City, HR-V e WR-V.
Tecnologia – BMW Motorrad, divisão de motos, inova tecnologicamente: inicialmente 250 revendas no mundo terão sistema de produção de peças por impressora 3D. Selecionará concessionários para disseminar o processo.
O Que – Solução mágica, capaz de imprimir blocos de motor, tampas de válvulas, comando de válvulas, comandos de válvulas. Impressoras vão em moto de assistência e resolvem o problema in loco. Começou nova era.
Crochê – Adquirindo a Neobus, Marcopolo, multinacional brasileira de ônibus, inicia produzir micro Volare nas instalações da associada, em Ana Rech, RS. Operação por novas ferramentas operacionais, sistemas Kaisen e Just in Time.
Novidade – Ford trouxe ao Brasil o FordPass. Gracioso, baixado na App Store ou Google Play, para proprietário – ou não da marca. Permite comparar preços de combustíveis, estacionamentos, restaurantes, lazer, saúde, agendar serviços nos distribuidores Ford. Tem mais de 3 milhões de acessos.
Futuro – Artigo da agência econômica Bloomberg projeta, em 2025 carros elétricos custarão menos relativamente aos grandes SUVs. Razões, queda de 50% nos preços das baterias e, por menor peso, redução de uso de aços, substituídos por plástico.
Aqui – Solução para elétricos no Brasil será geração, pelos consumidores, de sua energia a partir da solar. Ninguém espere haver orçamento público para tal produção, ou para a estrutura necessária a fazer funcionar carros autônomos.
Idade – Relatório do Sindipeças – união dos auto partistas -, indica aumento na idade média da frota veicular circulante, agora nove anos e sete meses, 11% mais velha ante 2013, novo desdobramento das consequências da gestão (?) econômica do governo Dilma.
Solução – Meio para melhorar seria projeto de Renovação de Frota, para evitar outro sempre lembrado por argentários burocratas – aumentar o IPVA ou criar taxa de circulação com valor crescente relativamente ao ano do veículo.
Lei – Findo o vigor do programa Inovar-Auto, e seu adicional de 30 pontos percentuais sobre o IPI, importadores insuflaram encomendas. Vendas da JAC, relativamente ao primeiro trimestre de 2017, cresceram 48,8%. Está entre as cinco de maior crescimento.
Cautela – Latam é para mim a falta de opção, após a queda na qualidade dos serviços com a proibida aquisição de empresa aérea nacional, a TAM, pela chilena LAN; a gestão do programa de milhagem variando com a vontade da empresa, sempre em prejuízo do consumidor; o reduzido espaço entre bancos para forçar pagar diferença por área antes normal.
Lacre – Certeza da decisão, senti último final de semana: precisava de lacre para a bagagem, mas a companhia não fornece. Cautela para comprovar eventual desaparecimento no conteúdo é declaração de valor ou conteúdo, mas isto, informaram incomodados atendentes, é apenas no sítio da empresa – possível apenas ao final da viagem. Na prática suprime a possibilidade de prova. Não respeitam o consumidor, e o espantam. Quem não gostar reclame na empresa – no Chile.
Contração – Ao contrário da expansão prevista pela liberação de voos entre Brasil e EUA, American Airlines (controlada pela United Airlines), anunciou acabar com os voos partindo e chegando de Belo Horizonte. Supressão aumentará consumo de combustível e emissão de poluentes.
Antigos – Evento mais movimentado do país, com excepcional feira de peças e vendas de veículos, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos terá 5ª edição entre 28 de abril e 01 de maio. Organizadores Mingo e Junior Abonante acreditam expor 800 veículos. Mais? www.encontroaguasdelindoia.com.br
Gente – Marcel Dellabarba, comunicólogo, carreira. OOOO Findo ciclo de apresentações de veículos quatro rodas Honda, transferido à área de motocicletas. OOOO Rotação indica futuro na carreira. OOOO Fiat busca gerente sênior para área de comunicação. OOOO Agitação no meio, candidatos insuspeitados. OOOO Quer gente experimentada e do ramo – ao contrário das marcas novatas. OOOO

 


 

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José Roberto Nasser, carioca de nascimento e brasiliense por convicção, é um dos mais antigos jornalistas do setor automotivo brasileiro. Advogado, é também um apaixonado por carros antigos, motivo que o levou a fundar o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, onde preserva a história da indústria automobilística brasileira. Com um texto peculiar e muita informação, principalmente dos bastidores, a Coluna do Nasser, semanal, é leitura obrigatória para saber o que se passa dentro desse importante setor da nossa indústria.

edita@rnasser.com.br

 

 

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