CURIOSIDADE – O pai do “Zé do Caixão”

O brasileiro tem um dom muito interessante: colocar apelidos em tudo. Uma qualidade que é admirada pela descontração por muitos, mas que pode se tornar uma dor de cabeça para outros. Um carro que não escapou dessa virtude tupiniquim foi o VW 1600 sedã, o primeiro Volkswagen de quatro portas do mundo e feito no Brasil. Veio para concorrer com o Corcel da Ford que tinha sido lançado em 1968 e com quatro portas.

Fotos: Cláudio Larangeira

 

O VW 1600 tinha a mesma configuração do Fusca, ou seja, motor traseiro refrigerado a ar, porta-malas dianteiro e suspensão por barras de torção. A novidade era o motor 1.6, com 60 cavalos que o empurrava até 135 km/h. Com linhas quadradas, um tanto discutíveis e quatro portas, cada uma com uma maçaneta, parecia um esquife e não demorou muito para ganhar o apelido de Zé do Caixão, uma referência ao macabro personagem de José Mojica Marins, que dorme em um caixão com alças…

Fotos: Cláudio Larangeira

 

Fez sucesso entre os taxistas, que queriam um carro robusto, como era a fama do Fusca, e com a facilidade das quatro portas. Mas, apesar de a fábrica sustentar a beleza do carro, o VW 1600 não emplacou no mercado. E “ajudado pelo apelido” teve vida curta: lançado em fins de 1968 como modelo 1969, saiu de linha em 1971.

Foto Cláudio Larangeira

Mas, quem foi o pai do Zé do Caixão? De onde surgiu? “Tal pai, tal filho” diz o ditado.  Ele foi derivado de um protótipo da Volkswagen feito em 1960, que hoje está no museu da marca em Wolfsburg, Alemanha.Ele deveria ser a base para uma nova linha de carros maiores para a marca na Europa, que até então só tinha o Fusca em produção. Mas, com linhas um tanto controversas, apesar de pronto para dar início a uma produção, na última hora, não foi aprovado para o mercado alemão. Acabou, porém, sendo designado para vir ao Brasil que também queria um carro maior. E, na cabeça dos dirigentes da época, que achavam que o mercado brasileiro não era tão exigente, ele serviria muito bem.

A diferença entre o Zé do Caixão e o protótipo, é que este tem apenas duas portas. A versão de quatro portas foi desenvolvida aqui. Outra diferença do “alemão” são os dois faróis redondos, enquanto que o brasileiro foi apresentado com faróis retangulares, uma modernidade na época, que foram substituídos no modelo 1971 por dois pares redondos. O resultado final, porém, não foi dos melhores.

Fotos: Emilio Camanzi

 

Se o Zé do Caixão não deu muito certo, pelo menos ele abriu caminho para outros produtos que fizeram sucesso no mercado baseados em sua plataforma. Como a Variant, lançada em 1969, e o TL, em 1970. Ambos tinham a frente igual ao sedã, mas a Variant era uma perua e o TL ganhou uma traseira tipo cupê, agradando muito mais ao público. O motor traseiro também era 1.6 só que com dois carburadores e 65 cavalos, que os levava até os 137 km/h. O interessante é que esse motor era mais baixo, o que permitiu criar um segundo porta-malas na traseira, compensando uma deficiência do Zé do Caixão que só tinha o dianteiro. Detalhe: ambos passaram a ter apenas duas portas, uma exigência do mercado na época.

Variant 1969-1970 - Arquivo VW
VW 1600 TL 1970 - Arquivo VW
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Ver comentários (2)

  • Dois equívocos históricos são citados na matéria: o primeiro VW quatro portas do mundo foi o VW 411 L, lançado na Alemanha meses antes do VW 1600 no Brasil. O outro é que o projeto que desenvolveu o protótipo EA97 foi considerado muito bom pela matriz alemã e seria uma opção para substituir o Fusca no futuro, porém não foi lançado lá para não concorrer com a família Tipo 3 nem com o Audi 60 da Auto Union, adquirida pela VW em 1965. Como era um bom projeto e a Volkswagen não queria perdê-lo, foi trazido e adaptado para o Brasil. Faz parte do nosso sentimento de inferioridade achar que tudo que vem para cá não serviu para lá...

    • Não é sentimento de inferioridade. Sempre foi política comercial adotada pelas grandes montadoras para países sub-desenvolvidos, principalmente a VW. Basta ver a Kombi Clipper (frente redesenhada e vidros laterais grandes). Foi lançada na Alemanha em 1968.Eu tenho a Quatro-Rodas desse ano com a reportagem sobre o lançamento. Em que ano veio essa Kombi para o Brasil ? 1998. Isso mesmo que você leu. 30 anos depois, a VW mandou para nós o design sucateado para nós e provavelmente as máquinas empoeiradas para cá. Ou prefere usar como referência o fusca ? O modelo alemão, com vidros curvos, mais largo, suspensão mais moderna, vidros laterais maiores....NUNCA veio para cá. A variant e o TL deles então ? Grandes, luxuosos, macios... Então, não é questão de inferioridade. É questão cultural e financeira mesmo. Éramos (e ainda somos em alguns setores) um grande mercado de consumo de sucatas.

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